25.2 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Sentimento é de alívio, define a primeira piçarrense vacinada contra Covid-19

Ouça a Matéria

Balneário Piçarras iniciou na tarde desta terça-feira, 19, a vacinação contra a Covid-19. A primeira profissional da saúde que atua na linha de frente no combate à doença a receber a dose foi a técnica de enfermagem, Roseleia Kirschner. “O sentimento é de alívio ao receber a vacina, assim posso garantir ao meu organismo a imunidade. Mas ainda tendo todos os cuidados de proteção”, resumiu a profissional.

Segundo o protocolo estadual de vacinação, profissionais de saúde que atuam na linha de frente, indígenas e pessoas acima de 60 anos institucionalizadas serão vacinados agora. Para Balneário Piçarras, foram enviadas 165 doses. “É um privilégio ser a primeira pessoa a ser vacinada, pois trabalho na coleta do Covid-19 todos os dias”, acrescentou Roseleia.

A profissional trabalha diretamente no Centro de Triagem Coronavírus do Pronto Atendimento 24h e diz que tem “sido uma grande luta desde o começo da pandemia. Sempre garantindo o bem estar do paciente ao vir coletar o exame, e os mesmos sendo orientados a questão do isolamento e da proteção. E assim se passou meses e meses desde então. Proteção salva vidas, e a vacina também”.

A quem ainda é relutante em tomar a imunização, que será disponibilizada por grupos prioritários até que toda população seja vacinada, Roseleia faz um apelo. Clama para que todos se protejam, até que o resultado atinja a coletividade. “Devemos nos proteger. A vacina veio para garantir a imunidade do nosso organismo”, encerrou. A aplicação da primeira dose da vacina foi acompanhada pelos novos gestores públicos.

O vice-prefeito e médico, Fabiano José Alves (DEM), endossa o discurso do Governo do Estado, que também recebeu uma dose limitada das vacinadas, fornecidas pelo Ministério da Saúde. “Ainda não há previsão para chegada de novas doses. Esse é um dos motivos para aconselharmos a população que sigam tomando os devidos cuidados de higienização com álcool gel, fazendo uso de máscaras e evitando aglomeração”, afirmou, em nota oficial.

Já o prefeito, Tiago Baltt (MDB), afirmou que a autorização para o uso emergencial das vacinas contra a doença marca o renascimento da esperança.  “Hoje me sinto muito feliz com o doutor Fabiano, que essa vacina seja a grande esperança para o momento de tanta angústia quando temos que se distanciar das pessoas e dos nossos próprios familiares”, frisou em nota, ressaltando a importância da vacinação inicial ao grupo de profissionais da saúde.

Santa Catarina recebeu pouco mais de 144 mil doses da vacina contra Covid-19 nesta segunda-feira, 18.”É importante que os catarinenses acompanhem as atualizações e aguardem seu grupo ser chamado para a vacinação contra a Covid-19. Santa Catarina tem agulhas e seringas suficientes para as primeiras etapas da imunização, mas é preciso aguardar a chegada de novas doses por parte do Ministério da Saúde”, afirma o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro.

Foto por: Divulgação PMBP

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você