24 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Alto índice de suspeitas para Covid-19 faz Barra Velha cancelar shows e ampliar testes rápidos

Ouça a Matéria

O novo cenário sanitário municipal e estadual motivou a Prefeitura de Barra Velha a cancelar shows nacionais do Festival de Verão e a ampliar a oferta de exames rápidos para detecção de Covid-19. Uma reunião do Comitê Especial, na tarde desta quarta-feira, 5, sacramentou os novos protocolos.

Além do cancelamento dos shows, uma Unidade Móvel para teste rápido de Covid-19, sem a necessidade de consulta médica, foi alocada ao lado do Pronto Atendimento 24h. A decisão foi tomada diante “do grande número de pessoas que estão procurando atendimento no setor do P.A 24 horas e no setor de Covid” com suspeitas da doença.

O teste (swab nasal) tem seu resultado emitido em 15 minutos. “Se der negativo, possivelmente é Influenza (gripe). Se der positivo, o paciente é encaminhado para o médico”, disse o secretário de Saúde, Maurício Coimbra. Pessoas com sintomas das doenças, Covid-19 ou Influenza, podem procurar a Unidade Móvel.

A Secretaria de Saúde de Barra velha registrou, de 3 à 5 de janeiro, 29 novos casos positivos Covid-19. Desde o início da pandemia, a cidade confirmou 5.873 casos, com 5.702 curas e 136 óbitos. Atualmente, 35 pessoas estão em isolamento social e outras 39 aguardam pelo resultado. A cidade já aplicou 28.053 primeiras doses da vacina. Outras 24.776 segundas doses foram aplicadas.

Com relação aos shows (Israel Novaes, Álvaro e Vittor, Téo & Edu e Guilherme & Benuto, Praia Central) eles estão cancelados – com possibilidade de serem remarcados futuramente. 

* A reportagem foi atualizada nesta quinta-feira, 6, às 8h28, com números dos novos casos de Covid-19 na cidade.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você