25.4 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Balneário Piçarras vacina 97% do público-alvo em campanha contra a Poliomielite

Cidade alcança segundo lugar em efetividade da vacinação nos municípios da Amfri

Ouça a Matéria

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras vacinou 97,04% do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, formada por crianças entre 1 a menores de 5 anos de idade. A cidade conquistou o segundo lugar de maior efetividade da vacinação da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri).  A meta estipulada pelo Ministério da Saúde era de vacinar 95% das crianças.

A campanha da Saúde municipal foi realizada de 8 de agosto a 30 setembro. Além de crianças, a campanha buscou diminuir o índice de evasão de pessoas até 15 anos de idade. O Ministério da Saúde definiu como meta o alcance de pelo menos 95% do público-alvo. Até a última quarta-feira, 5, Santa Catarina vacinou pouco mais de 300 mil crianças de até 4 anos, correspondentes a 80,42% do grupo.

Com mais de 97% de cobertura vacinal, Balneário Piçarras é destaque tanto entre os membros da Amfri, formada por 11 municípios, quanto no Estado. “Historicamente, o município sempre esteve entre os primeiros colocados na região da Amfri. No início da campanha, a procura estava baixa e, logo após o Dia D de vacinação, iniciamos outras estratégias para atingir o nosso objetivo, que não é apenas atingir metas, mas sim proteger nossas crianças”, enfatiza a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel.

“A secretaria não mediu esforços para alcançar o máximo da população alvo da campanha. Tivemos a colaboração de todos os servidores e planejamos diversas ações nas UBS e escolas”, destacou a enfermeira da Secretaria de Saúde, Carla Rudolf.

A Vigilância Epidemiológica, em conjunto com as equipes de Estratégia de Saúde da Família, realizou a busca ativa de faltosos, fortaleceu a importância da vacinação por meio das redes sociais e realizou a vacinação nas unidades de ensino, além de ofertar a vacina em horário estendido.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você