28.4 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Outubro Rosa: Penha amplia horário de atendimento nas UBS´s para atender mulheres

A proposta visa facilitar o acesso das mulheres aos exames preventivos para os cânceres de mama e colo de útero

Ouça a Matéria

Durante o “Outubro Rosa” – mês voltado a ações de prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo de útero – a Secretaria de Saúde de Penha irá ampliar o horário de atendimento para o público feminino nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). A proposta visa facilitar o acesso das mulheres aos exames preventivos, mediante agendamento prévio que deve ser feito na própria UBS.

Nas UBS´s dos bairros de Gravatá, Santa Lídia e Cohab o horário foi ampliado até às 19h ao longo de todas as terças-feiras do mês de outubro. Nas quintas-feiras, as UBS´s de Armação, Nossa Senhora de Fátima e do Mariscal vão atender até às 19h. A UBS Central vai realizar atendimentos até às 20h nas terças e quintas-feiras.

“O exame preventivo é ofertado em todas as Unidades Básicas Saúde e o agendamento já está disponível”, adianta a coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS), Daiane Massaroli. Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

“Neste mês, temos uma programação de ações voltadas ao objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e de colo de útero e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento destas doenças”, reforça o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.

O mês de outubro também contará com capacitação para as enfermeiras da Estratégia Saúde da Família (ESF). A enfermeira, Schirlei Maiara Bento, foi convidada a realizar o curso às profissionais que atuam diretamente no programa voltado a promoção da saúde das famílias.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você