A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras confirmou para o próximo dia 17, às 14h, palestra voltada aos benefícios da amamentação – ação que vai ao encontro da campanha Agosto Dourado, o mês do aleitamento materno no Brasil. A enfermeira, Miriane Pereira Drews, especialista em obstetrícia com residência na área de Saúde da Mulher e da Criança, será a palestrante.
O encontro será no Centro Cultural Luiz Telles (Avenida Getúlio Vargas, 1.113). A enfermeira vai abordar informações fundamentais relacionadas à amamentação. Ao final do evento, haverá um café nutricional.
O mês de agosto é conhecido, no meio materno-infantil, como o Agosto Dourado. Ele simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, que tem sua cor simbolizada pela riqueza do leite. Além de elevar a imunidade do recém-nascido, entre outras questões, a amamentação potencializa ainda mais os laços entre mãe e bebê.
A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO
A professora universitária de Enfermagem e Especialista em saúde materno-infantil, Andressa Avila Melo, comenta que “uma das maiores dúvidas é: quando iniciar. E a resposta é simples: deve-se iniciar na primeira hora de vida do bebê. O leite se torna essencial para seu alimento e também para que ele aprenda a pegada”.
Andressa conta que entre os principais benefícios da amamentação para o bebê estão a melhora da digestão, diminuição das cólicas, redução do risco de doenças alérgicas e estimulação e fortalecimento da arcada dentária. “A ingestão do leite materno previne, ainda, doenças contagiosas, como a diarreia, por exemplo, e diminuiu as chances de desenvolver a doença de Crohn, que causa uma inflamação no trato gastrointestinal”, acrescenta.
A amamentação também traz benefícios à mãe, como o emagrecimento, além de ser “capaz de proporcionar uma melhora do vínculo mãe-filho, tem um custo menor quando comparado com alimentação artificial e quanto ao desenvolvimento neurológico, a amamentação tem sido relacionada a desempenho ligeiramente melhor em testes de desenvolvimento cognitivo”, enaltece a médica e pediatra, Mônica Nayara Franchetti.