A Comissão Intergestores Bipartite da Secretaria Estadual de Saúde aprovou a instalação de uma unidade do SAMU 192 em Barra Velha. A decisão foi comunicada ao prefeito da cidade, Douglas da Costa (PL), na segunda-feira, 18 – após articulação iniciada há dois anos.
Para Barra Velha, foi autorizada uma Unidade de Suporte Básico (USB), composta de um enfermeiro responsável técnico, quatro motoristas socorristas e quatro técnicos de enfermagem. O serviço deve começar em março.
“Essa unidade será utilizada em casos de urgência, onde há necessidade de pronto atendimento, mas sem risco de morte iminente”, informou nota do Governo Municipal. A unidade será implantada junto ao Pronto Atendimento 24h, que terá um espaço reformado.
O prefeito considera a confirmação como uma “grande vitória para a população” e destaca a melhoria esperada nos serviços de atendimento. “este é um sonho que se torna realidade para a cidade”. O secretário de Saúde, Rogério Pinheiro, destaca a importância do SAMU como um reforço significativo para Barra Velha.