17.3 C
Piçarras
segunda-feira 20 de maio de 2024


Comparativo anual revela crescimento de 116% nos focos de Aedes aegytpi em Barra Velha

De 109 em 2022, o número de focos positivos saltou para 236 este ano – resultado em quase mil doentes e duas mortes por dengue

Ouça a Matéria

Relatório do Programa de Combate à Dengue da Vigilância Epidemiológica de Barra Velha aponta que 236 focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti foram encontrados no município até 23 de outubro. O número é 116,52% maior se comparado com o mesmo período do ano passado – resultando em 968 casos de dengue e duas mortes pela doença.

“Apesar do trabalho constante dos agentes de endemias, ainda encontramos muitas larvas nas residências, em recipientes com água parada e limpa”

JULIANA ZIMMERMANN

Para o secretário adjunto de saúde, Maurício Coimbra, o alerta vem em um momento importante, visto que o verão se aproxima e a estação já é conhecida como propícia para a proliferação de insetos. Nos últimos meses, os bairros mais afetados foram São Cristóvão e Itajuba.

Para a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Juliana Zimmermann, “apesar do trabalho constante dos agentes de endemias, ainda encontramos muitas larvas nas residências, em recipientes com água parada e limpa. Esses locais são perfeitos para o desenvolvimento do mosquito”.

Denúncias de focos (locais com a presença de larvas ou do mosquito adulto) e prováveis criadouros (locais com acúmulo de água parada e limpa com potencial para se tornar um foco) podem ser feitas por WhatsApp no número 47 9 9638-1879.

AUXILIE NA PREVENÇÃO
– Limpe as calhas e evite que o acúmulo de galhos e outros objetos impeça o escoamento da água
– Lave com escova os potes de comida e de águas dos animais de estimação
– Mantenha caixas d’água sempre tampadas
– Guarde garrafas com a boca virada para baixo
– Evite plantas que possam acumular muita água
– Mantenha lixeiras sempre tampadas
– Preencha os pratos das plantas com areia até a borda
– Evite acumular entulho (lixo), pois pode se tornar um criadouro do mosquito
– Retire a água acumulada nas lajes

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você