A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Luiz Alves vem intensificando o trabalho estratégico no controle do popular borrachudo – bastante comum na cidade. A equipe técnica do setor, para o mês de março, realizará três aplicações do produto biológico no intuito de elevar sua eficácia.
“O momento atual vem sendo atípico e tornou-se ainda mais favorável para a reprodução do mosquito, que aumentou muito se comparado a esta época em outros anos”, explica o secretário, Ronivandro Edson Piccini. O produto é aplicado nos ribeirões da cidade. Iniciou com periodicidade de 21 dias, passou para 14 e agora será a cada 10 dias
“No mês de março serão realizadas três aplicações e a Secretaria segue monitorando os resultados para qualquer ajuste”, reforça Ronivandro. Além disso, por orientação da empresa produtora do controlador biológico, a dosagem do produto também foi alterada visando aumentar sua efetividade.
“Melhorando consequentemente a qualidade de vida da população luizalvense, que vem sendo afetada devido a grande quantidade de insetos”, finaliza o secretário. Os borrachudos são pequenos insetos, com tamanho de 1 a 4 milímetros, que se criam em águas em movimento. Suas picadas podem causar desconforto, alergias e transmitir doenças.
MARUIM TEM CONTROLADOR BIOATIVO GRATUITO
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Luiz Alves distribui gratuitamente frascos do controlador bioativo. O produto deve ser aplicado num raio 100 metros de cada residência.
O produto pode ser solicitado na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que também conta com um folheto explicativo sobre a aplicação do produto. O telefone do setor é o (47) 3377.8640
O controlador bioativo do maruim é um líquido denominado bioecológico, que impede o crescimento das larvas do mosquito, mas sem prejuízos para a saúde de moradores, produtores agrícolas ou animais.
Maruim, que significa ‘mosca pequena’ é um pequeno inseto, também conhecido como mosquito-pólvora por causa de sua cor escura. Sua picada é dolorida e causa coceira e hematomas.