22.1 C
Piçarras
domingo 10 de dezembro de 2023


Luiz Alves promove 1º AmarMentar nesta quinta-feira, 17

Ouça a matéria

A Secretaria de Saúde de Luiz Alves promove nesta quinta-feira, 17, às 13h, no Salão da Capela Santa Paulina, o 1º Encontro Luizalvense “AmarMentar”. Gestantes e mamães estão sendo convidadas a participarem do evento, que promete muito conhecimento e descontração.

O encontro terá a presença de profissionais especializados para ajudar as mamães nesse momento de forte conexão materna. A enfermeira obstetra, Elaine Odwazny, com a equipe do Banco de Leite de Blumenau e uma roda de conversa com psicólogo, fisioterapeuta e enfermeira reforçam o evento. Também haverá a pintura de barriga.


A ação, que tem o apoio da Unidade Básica de Saúde Samuel José Köhler, faz parte da campanha Agosto Dourado. Ele simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, que tem sua cor simbolizada pela riqueza do leite. Além de elevar a imunidade do recém-nascido, entre outras questões, a amamentação potencializa ainda mais os laços entre mãe e bebê.

A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO

A professora universitária de Enfermagem e Especialista em saúde materno-infantil, Andressa Avila Melo, comenta que “uma das maiores dúvidas é: quando iniciar. E a resposta é simples: deve-se iniciar na primeira hora de vida do bebê. O leite se torna essencial para seu alimento e também para que ele aprenda a pegada”.

Andressa conta que entre os principais benefícios da amamentação para o bebê estão a melhora da digestão, diminuição das cólicas, redução do risco de doenças alérgicas e estimulação e fortalecimento da arcada dentária. “A ingestão do leite materno previne, ainda, doenças contagiosas, como a diarreia, por exemplo, e diminuiu as chances de desenvolver a doença de Crohn, que causa uma inflamação no trato gastrointestinal”, acrescenta.

A amamentação também traz benefícios à mãe, como o emagrecimento, além de ser “capaz de proporcionar uma melhora do vínculo mãe-filho, tem um custo menor quando comparado com alimentação artificial e quanto ao desenvolvimento neurológico, a amamentação tem sido relacionada a desempenho ligeiramente melhor em testes de desenvolvimento cognitivo”, enaltece a médica e pediatra, Mônica Nayara Franchetti.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você