25 C
Piçarras
sábado 2 de dezembro de 2023


Santa Catarina inicia campanha vacinal para reforço com a Pfizer bivalente

“A vacina Pfizer Bivalente protege contra vírus original da Covid e contra a variante Ômicron”

Sesa inicia distribuição de vacina bivalente contra a Covid-19 para início da campanha 2023
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.
Ouça a matéria

Começou nesta segunda-feira, 27, em todos os municípios do estado de Santa Catarina a aplicação da dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente na população dos grupos prioritários – voltada à prevenção da Covid-19 e que imuniza contra mais de uma variação do vírus. A nova etapa vai atender inicialmente os grupos prioritários.

A cidade recebeu doses da vacina Pfizer Bivalente, recomendada para pessoas acima de 12 anos de idade que se enquadrem nos grupos prioritários, que serão atendidos de forma escalonada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “A vacina Pfizer Bivalente protege contra vírus original da Covid e contra a variante Ômicron”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel – que atua nos municípios de Penha e Balneário Piçarras.

O esquema vacinal será de uma dose (reforço) da vacina bivalente para aqueles que apresentarem o esquema prévio de, no mínimo, duas doses com vacinas monovalentes. A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), Arieli Schiessl Fialho, afirma que “pessoas dos grupos prioritários, com mais de 12 anos, que não tenham recebido nenhuma dose ou apenas uma dose monovalente precisam completar o esquema primário com duas doses antes de receber o reforço com a bivalente, respeitando o intervalo recomendado entre as doses”, esclarece a gerente.

O intervalo para a dose de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico), com vacinas monovalentes. A dose de reforço para pessoas fora dos grupos prioritários será realizada com a vacina monovalente disponível no momento, conforme a recomendação vigente.

“Estamos retomando a vacinação contra a COVID-19, seguindo o calendário orientado pelo Ministério da Saúde. Esta é uma atividade realizada por cada município, por cada vacinador e queremos aqui agradecer todo o trabalho que foi realizado durante a pandemia e que segue sendo desenvolvido por esses profissionais da saúde”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

CALENDÁRIO VACINAL

– Fase 1 (a partir de 27/01/2023): pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

– Fase 2 (a partir de 06/03/2023): pessoas de 60 a 69 anos de idade;

– Fase 3 (a partir de 20/03/2023): gestantes e puérperas;

– Fase 4 (a partir de 17/04/2023): trabalhadores da saúde;

– Fase 5 (a partir de 17/04/2023): pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você