18.1 C
Piçarras
segunda-feira 27 de maio de 2024


Balneário Piçarras soma 1.121 casos positivos de Dengue

Ouça a Matéria

Balneário Piçarras já soma 1.121 casos positivos para Dengue. Em números que seguem crescentes – em especial na busca por tratamento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) – o bairro Itacolomi concentra 42% dos doentes.

Somente no Itacolomi, foram 473 casos, seguido pelo Nossa Senhora da Paz, com 233. No Centro, que também já registrou um óbito, são 190 registros da doença, enquanto o Santo Antônio já soma 126. Nossa Senhora da Conceição (42), Lagoa (8), Morro Alto (7) e outras localidade (42) completam a relação.

“O número de suspeitos de dengue ainda são a grande maioria, mas já estão surgindo síndromes gripais. A ⁠dengue tem crescido em todo estado de Santa Catarina”

SUSANA PERINOTTI

“O número de suspeitos de dengue ainda são a grande maioria, mas já estão surgindo síndromes gripais. A ⁠dengue tem crescido em todo estado de Santa Catarina”, pontua a secretária de Saúde de Balneário Piçarras, Susana Perinotti, sobre os atendimentos na UPA 24h.

O cenário de grande fluxo na UPA 24h já faz parte do cotidiano do principal centro de atendimento emergencial da cidade, que neste momento concentra quatro médicos. A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras afirmou que segue atuando no processo de contratação dos 52 profissionais que irão atuar no Central de Triagem da Dengue.

“Estamos em processo de contratação dos profissionais”, afirma Susana. Questionada se a unidade também atenderá síndrome gripais, citou que “nesse primeiro momento somente dengue”. A Central funcionará no antigo Serviço de assistência especializada (SAE), que fica localizado em anexo à Secretaria de Saúde (Avenida Getúlio Vargas, nº 525).

Devido ao cenário atual, a prefeitura decretou situação de emergência de saúde pública, por meio do decreto 624/2023 no dia 5 de abril. 

A dengue, a chikungunya e do zika vírus – transmitidas pelo Aedes aegypti – podem causar febre alta, náusea, dores musculares e nas articulações, que podem ser confundidos com sintomas da Covid-19. Entretanto, coceira, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas são sintomas característicos após a picada do mosquito. Caso apresentar esses sinais, compareça ao posto de saúde mais próximo de você.

 ALGUNS CUIDADOS

Não utilize pratos nos vasos de plantas (preencha os pratos com areia); guarde garrafas com o gargalo virado para baixo; mantenha lixeiras e caixas d’água tampadas; trate a água da piscina com cloro; mantenha ralos fechados e desentupidos; lave com escova os potes de comida e de água dos animais; retire a água acumulada em lajes; dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada; evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

1 COMENTÁRIO

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
Balneário Piçarras confirma segundo óbito por dengue
1 mês atrás

[…] LEIABalneário Piçarras soma 1.121 casos positivos de Dengue […]

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você