Na manhã desta quarta-feira, 5, o projeto Academia da Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Barra Velha, ofereceram palestra sobre saúde mental referente à ansiedade e à depressão.
Apresentada pela professora de educação física, Angélica Prado, em conjunto com a psicóloga, Danúbia Junckes, a conversa contou com a participação de 60 alunos, recebidos no Food Park, em Itajuba.
A professora Angélica explica o objetivo da ação. Segunda ela, “buscamos elevar a noção sobre os assuntos tratados e assim auxiliar o grupo no processo de descoberta de como lidar com esses problemas”.
A psicóloga Danúbia Junckes pontua: “é essencial participar de palestras como esta, a prática de exercícios físicos integrada a atividades complementares tira o paciente do foco da tristeza e faz com que ele lide melhor com as emoções”.
As atividades do programa Academia da Saúde acontecem em locais públicos ao ar livre como praças e praias, ou em espaços privados, cedidos por empresas parceiras. Em Barra Velha os bairros contemplados são: Centro, Itajuba, São Cristóvão, Pedras Brancas, Quinta dos Açorianos e Sertãozinho.
Para fazer parte das ações é simples. O paciente precisa passar por consulta médica na unidade básica de saúde (UBS) dos bairros contemplados e solicitar seu encaminhamento. Em seguida, o médico encaminha os dados clínicos para o educador físico. Por fim, o educador físico criará um cronograma ideal de atividades para cada participante.
Após a palestra, os alunos também participaram de uma aula recheada de exercícios.