24.9 C
Piçarras
sábado 13 de abril de 2024


Barra Velha amplia faixa etária da vacina contra a dengue: crianças de 10 a 14 anos

Ouça a Matéria

Barra Velha ampliou nesta quinta-feira, 7, a faixa etária da vacinação contra a dengue, liberando as doses para crianças com idade entre 10 e 14 anos. Decisão leva em consideração recomendação estadual e busca ampliar o número de crianças imunizadas.

As vacinas continuam a ser aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Centro, São Cristóvão, Itajuba, Sertãozinho, Pedras Brancas e Quinta dos Açorianos. Moradores dos bairros Medeiros e Rio Novo podem ser vacinados na UBS Itajuba, e os munícipes do bairro Escalvado devem se dirigir à UBS Sertãozinho. O atendimento acontece no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, a enfermeira Maria Gabriela Pimenta, “a ampliação tem como base o comunicado emitido na última quarta-feira, 06, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica estadual – DIVE/SC, e busca aumentar o acesso da população à primeira dose do imunizante”.  

A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses com um intervalo de 3 meses entre elas. Na cidade, desde o início da campanha , dia 28, já foram ofertadas cerca de 170 doses, valor considerado baixo.

“Essa vacina tem eficácia comprovada no combate a casos graves e internações por dengue, chegando a 80%

LAURA ZIMMERMANN

Para a médica pediatra, Laura Zimmermann, “essa vacina tem eficácia comprovada no combate a casos graves e internações por dengue, chegando a 80%”. Laura também reforça que o uso da vacina não diminui a necessidade de manter os cuidados com o acúmulo de água parada nos quintais e nas residências em geral. “O mosquito transmissor da Dengue também transmite a Zika e a Chikungunya, por isso devemos continuar eliminando seus criadouros”.

Para receber a vacina será preciso apresentar os seguintes documentos: caderneta de vacinação, cartão do SUS, CPF ou RG. Como o público-alvo da campanha se refere especificamente a pessoas menores de idade, ressalta-se que estas devem estar acompanhadas pelos pais ou responsável legal.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você