Barra Velha está entre as cidades que receberão, nos próximos dias, as primeiras doses da vacina contra a dengue – enviadas pelo Ministério da Saúde à Santa Catarina. Elas serão utilizadas para aplicação da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da região Norte catarinense.
Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú, Schroeder, Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul também receberão. As doses começaram a serem aplicadas nos próximos dias, seguindo cronograma ainda não anunciado pelas cidades.
Nos próximos dias, o estado receberá outras 14.100 doses, totalizando 29.100 na primeira etapa. Devido ao limitado quantitativo de imunizantes disponíveis, neste primeiro momento, segundo orientação do Ministério da Saúde, serão utilizadas para aplicação da primeira dose em crianças.
A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses com um intervalo de 3 meses entre elas. A Secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, destaca que vacinar as crianças contra a doença é importante, mas é apenas mais uma das estratégias de enfrentamento à doença.
“Devemos lembrar que o quantitativo de doses ainda é muito reduzido e apenas uma pequena parcela da população será contemplada. Então, devemos nos manter em alerta e vigilantes, na nossa casa, escola, ambiente de trabalho, eliminando locais que possam acumular água”, ressalta a secretária.
A vacinação contra a dengue tem como objetivo reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença. Para tanto, é necessário alcançar a meta de 90% para o esquema completo da vacinação, ou seja, a proteção está vinculada à segunda dose que deve ser aplicada com intervalo de 90 dias entre elas.