24.1 C
Piçarras
segunda-feira 15 de abril de 2024


Dengue: Com alta taxa de incidência de casos, Penha decreta situação de emergência

Ouça a Matéria

Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) apontam que a cidade de Penha é a nona com a maior taxa de incidência para dengue no estado. Com cerca de 200 casos de dengue já confirmados na cidade, no último dia 7, o prefeito decretou situação de emergência em saúde pública diante da infestação do mosquito Aedes Aegypti.

Os 10 municípios com maior taxa de incidência (frequência de novos casos na cidade) são: Araquari (1431,97); Joinville (733,52); Apiúna (578,57); Itajaí (575,27); Itapiranga (533,24); Tijucas (523,51); Blumenau (383,94); São Francisco do Sul (339,51); Penha (305,39) e Florianópolis (296,93). Em Santa Catarina, já sã o13.261 casos notificados da doença, com 213 pacientes necessitando de internação hospitalar.

Com um cenário negativo diante da crescente do Aedes – transmissor da Dengue – o prefeito Aquiles da Costa (MDB) editou o decreto emergencial que permite a adoção de medidas mais intensas no enfrentamento do mosquito. Sete ações são permitidas pelo documento – incluindo a contratação emergencial de mais agentes endêmicos para o monitoramento dos focos.

Contratação de bens e serviços, campanhas educativas, ampliação no monitoramento, a realização de limpeza de terrenos baldios em estado de abandono (limpeza pelo próprio Município com posterior cobrança), recolhimento de entulhos, e o ingresso forçado em imóveis públicos ou particulares, residenciais, comerciais ou industriais – em situação de abandono ou de ausência de pessoa e com indícios de foco – estão entre as medidas autorizadas pelo decreto.

Nesta terça-feira,20 o município inicia uma força-tarefa com fumacê na localidade do Mariscal – onde se concentra o maior número de casos positivos de dengue na cidade. Essa aplicação será conduzida pelos técnicos-agrônomos da 17ª Gerência de Saúde de Itajaí, a partir das 17h30.

Na quarta-feira (21), serão realizados mutirões de conscientização, vistoria de imóveis, terrenos baldios e recolhimento de entulhos na localidade do Mariscal e no bairro Nossa Senhora de Fátima.

Na quinta-feira (22) pela manhã, está programada a aplicação de fludora em dois pontos estratégicos na localidade do Mariscal pelos agentes endêmicos do setor. Essa aplicação se dá devido a reincidência de focos positivos do Aedes aegypti nesses imóveis que são monitorados.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS
Febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Estes são os principais sintomas da dengue. Além disso, dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda de pressão e sangramento de mucosas já são sinais de alarme, indicando a necessidade de procurar imediatamente o serviço de saúde.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você