18.1 C
Piçarras
segunda-feira 27 de maio de 2024


“Garantir o acesso pleno aos serviços oferecidos pelo SUS”, afirma nova secretária de Saúde de Penha

Ouça a Matéria

Bárbara Juma Lugogo é a nova secretária de Saúde de Penha. Com foco em manter a eficiência dos serviços oferecidos através do Sistema Único de Saúde, a nova gestora canalizar suas atenções no enfrentamento ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, Zika e a febre amarela. Em Penha, já são mais de mil casos de dengue, que vitimaram fatalmente duas pessoas.

“Nós reforçamos nossas equipes com mais dez agentes endêmicos para ampliar nossa área de cobertura e buscar conter o avanço do mosquito Aedes aegypti. Pedimos também o apoio da comunidade para que formalizem com denúncias sobre possíveis situações que possam configurar criadouros do município”, destacou Bárbara, que já atua há sete anos na atual administração e possui passagens pela Procuradoria Jurídica, Controladoria Interna e na própria Secretaria de Saúde.

“A situação endêmica por conta da Dengue é sem dúvidas a situação que requer maior atenção nesse momento. Já ultrapassamos os mil casos da doença, com dois óbitos, inclusive”

BÁRBARA JUMA LUGOGO
FOTO, FELIPE FRANCO / JC

“A situação endêmica por conta da Dengue é sem dúvidas a situação que requer maior atenção nesse momento. Já ultrapassamos os mil casos da doença, com dois óbitos, inclusive. Mas, estamos planejando também a elaboração de mutirões para uma série de exames específicos para zerar as filas”, acrescentou a secretária, Bacharel em Direito. Até esta quinta-feira, 18, Penha já havia contabilizado 1.160 casos de dengue.

Bárbara enaltece a criação do Centro de Triagem de Dengue e recomenda que pacientes com sintomas de dengue sigam diretamente para a Unidade – que fica na Colônia de Pescadores, em Armação: “Nós fomos o segundo município em Santa Catarina a criar o Centro de Triagem de Dengue, que possui um médico especialista para essa situação – assim como todo o medicamento necessário para o tratamento. Pedimos para que os pacientes que apresentem sintomas de Dengue procurem o Centro, evitando o Pronto Atendimento 24h, que tem estado sobrecarregado por conta de outras demandas”.

“Minha missão como gestora da saúde é garantir que o serviço seja oferecido da melhor maneira possível”

BÁRBARA JUMA LUGOGO

A nova secretária, que sucede a Rodrigo Medeiros – que solicitou exoneração almejando disputar o pleito municipal que se aproxima – categorizou que buscará atuar para que os serviços sejam mantidos com precisão. “Eu sou uma usuária do Sistema Único de Saúde, minhas filhas são usuárias. Minha missão como gestora da saúde é garantir que o serviço seja oferecido da melhor maneira possível. A missão é garantir o acesso pleno aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde”, enfatizou.

“Assumi essa responsabilidade de coordenar a Saúde com a mesma responsabilidade e dedicação do meu antecessor, o ex-secretário Rodrigo. Assim, meu compromisso é de manter a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade”, encerrou Bárbara.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você