24.1 C
Piçarras
segunda-feira 15 de abril de 2024


Prefeitura de Penha inaugura nova Unidade Básica de Saúde Central

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Penha inaugurou na tarde desta segunda-feira, 1º de abril, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. Localizada na Rua João Veríssimo da Silva, 45, o prédio de 405 metros quadrados foi totalmente revitalizado para atender à crescente demanda central – que hoje possui cerca de sete mil pacientes cadastrados. O Governo agora prepara a criação de um Centro de Saúde no antigo prédio da UBS Central.

“A implantação é fruto do trabalho do secretário Rodrigo e de toda sua equipe, que não mediram esforços para idealizar esse importante projeto que irá impactar diretamente no cotidiano dos pacientes que buscam por atendimento na principal Unidade Básica de Saúde do município. Não é por menos que hoje Penha está no Top 3 do ranking Saúde entre os onze municípios que formam a Associação da Foz do Rio Itajaí (Amfri)”, enalteceu o prefeito, Aquiles da Costa (MDB).

O município pretende dobrar o número de atendimentos, dentre consultas, preventivos e ampliação de programas como por exemplo os de pericultura e gestantes. Além da reforma interna e externa, toda a parte elétrica e de iluminação foram feitas, juntamente com a colocação de gesso.

O secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, reforçou que o Governo “já visualizava uma ampliação da UBS Central. A gente já tinha uma quantidade máxima de pacientes. Hoje a Unidade de Saúde de Penha que mais atende pacientes é a UBS Centro. Então, em torno de 7 mil pacientes que são atendidos nessa unidade de saúde”.

A nova estrutura conta quatro consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, duas salas de triagem, duas salas de enfermagem, sala de vacina e de procedimentos, sala para preventivos, banheiros exclusivos para pessoas com deficiência, almoxarifado, recepção e copa. No pavimento superior, terá uma ampla sala de reuniões e banheiro. Um total de R$ 590 mil foram aplicados na reforma do prédio.

O secretário acrescenta que a UBS Central funciona das 7h às 19h, sem fechar para almoço e funciona com corpo clínico e técnico em maior escala. “A gente hoje conta com três equipes. São duas unidades de saúde de estratégia e mais uma EP. Ou seja, são três médicos atendendo na unidade, três enfermeiros que atendem na unidade de saúde”, detalhou o gestor.

Até fevereiro do ano passado, o local abrigava o Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança, o NAM – que foi transformado em Policlínica Municipal. O prédio da Saúde fica na esquina da Avenida Eugênio Krause com a Rua Marinho Pedro dos Santos, número 2.265, e concentra o atendimento para 28 especialidades.

CENTRO DE SAÚDE
Rodrigo Medeiros destacou ainda que um Centro de Saúde deve ser implantando no antigo prédio da UBS Central, local onde irá funcionar o Centro de Dengue e de Síndromes Gripais. “Lá na unidade antiga, a gente vai em algum momento transformar no Centro de Saúde. A unidade precisa, sim, passar por uma reforma, mas a gente pensa em transformar no Centro de Saúde. Acredito que aí nos próximos quinze dias a gente já inicia com a reforma da UBS Central para trazer a Central da Dengue e a Central de Síndrome Gripais […] Nesse momento que a gente vive, que o mundo vive, a gente precisa de uma Central de Síndrome Gripais para poder tratar os nossos pacientes e não sobrecarregar as nossas unidades de saúde e pronto atendimento”, encerrou.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você