A Secretaria de Saúde de Penha anunciou o fechamento da Central de Triagem da Dengue. A decisão, válida a partir desta segunda-feira, 27, foi tomada diante da considerável queda no número de atendimentos de pacientes no local – que ao longo dos últimos três meses realizou mais de catorze mil atendimentos.
“O local atendeu perfeitamente as necessidades da população, principalmente no mês de abril, que tivemos o pico da doença aqui na cidade”
BÁRBARA JUMA LUGOGO
“O local atendeu perfeitamente as necessidades da população, principalmente no mês de abril, que tivemos o pico da doença aqui na cidade. Ofertamos neste período diagnóstico, testes rápidos, hidratação e tratamento, além de toda a equipe à disposição. Agora, decidimos encerrar as atividades porque entendemos que os atendimentos podem ser supridos no PA ou nas UBS’s, otimizando os recursos que estávamos colocando na Central de Triagem em outros equipamentos da saúde”, pontua a secretária de Saúde, Bárbara Juma Lugogo.
Aberto para reduzir as demandas do Pronto Atendimento 24h, a Central foi criada especificamente para assistência aos pacientes com sintomas de dengue. Segundo dados da Saúde de Penha, no mês de março foram 5.571 atendimentos gerais, no mês de abril 6.901 e até quinta-feira (23), foram 1.828 atendimentos no mês de maio.
Desde o início do ano, a cidade registrou 1.967 casos da doença – com 3 óbitos. Agora, pacientes com sintomas de dengue devem procurar o Pronto Atendimento 24h ou uma Unidade Básica de Saúde.
O tratamento é baseado principalmente na reposição de líquidos adequada. Por isso, conforme orientação médica, em casa deve-se realizar: repouso, ingestão de líquidos, não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme e retorno para reavaliação clínica conforme orientação médica.