Diante de 218 focos positivos Aedes Aegypti (transmissor da Dengue, Chikungunya e o Zika Vírus) e 12 casos confirmados de dengue – no período de 6 de janeiro à 5 de março – a Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras vem intensificando as ações de combate ao mosquito.
As equipes do Programa de Combate à Dengue vêm realizando atividades de rotina, visitas domiciliares, monitoramento da cidade através das armadilhas e visitas quinzenais em pontos estratégicos, como cemitérios e praias.
“Pedimos auxílio da população no descarte correto de materiais e cuidado com acúmulo de água. Quem apresentar sintomas como febre, dor atrás dos olhos, vômitos, inchaço ou dores nas articulações, manchas vermelhas na pele e coceira deve procurar uma Unidade Básica de Saúde”, recomenda o Secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.
A Saúde reforça que as denúncias referentes a dengue podem ser feitas através do whatsapp do Programa de Dengue (47) 99270-1388, que também está à disposição para dúvidas e esclarecimentos.
SINTOMAS E COMO EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO
PEssoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento médico o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas.
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo e facilite a entrada dos agentes endêmicos nos imóveis.