A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Barra Velha anunciou novo protocolo de acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde.
“Garantir o acesso integral aos serviços e humanizar o atendimento dos pacientes, essa é a nova missão das Unidades Básicas de Saúde – UBS de Barra Velha”, diz o governo municipal.
A partir desta terça-feira, 15, será implementado o método definido como Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco. A estratégia será usada nas UBS dos bairros Centro, São Cristóvão, Itajuba, Pedras Brancas, Quinta dos Açorianos e Sertãozinho. A novidade tem como foco o uso da avaliação de enfermagem com classificação de risco para os pedidos de agendamento.
A secretária da saúde, Lilian Ramos Gervasi explica como os pacientes serão atendidos na prática. “O paciente poderá agendar a consulta nas UBS todos os dias de segunda a sexta-feira pela manhã. No local, ele será acolhido por um enfermeiro (a). O servidor irá analisar a necessidade do pedido de agendamento e em seguida fará o encaminhamento devido: para o atendimento imediato ou para a marcação de um horário programado.”
Durante a tarde, os médicos cumprem os horários marcados e atendem aos públicos indicados pelos programas do Ministério da Saúde. Entre estes grupos estão: crianças, mulheres gestantes e puérperas, idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, diabetes e fibromialgia e portadores de deficiências ocultas como autistas.
O enfermeiro e coordenador das UBS, Athos Dillan Gomes, reforça a garantia de acesso da população em todos os períodos. “Se o paciente procurar a UBS na parte da tarde, em busca de um agendamento, ele ainda assim será triado e terá sua situação avaliada pela equipe de enfermagem”.
O expediente das Unidades Básicas de Saúde acontece das 7h30 às 12h durante a manhã e das 13h30 às 17h na parte da tarde, com exceção da UBS do bairro Itajuba, que atende das 7h às 19h.