21 C
Piçarras
sexta-feira 25 de abril de 2025


Navegantes irá participar de pesquisa nacional sobre tuberculose

Ouça a Matéria

Navegantes é uma das três cidades catarinenses sorteadas pelo Ministério da Saúde para integrar projeto que monitora dados sobre a tuberculose.  O II Inquérito Nacional de Custos Catastróficos acompanha os gastos da renda familiar anual com o tratamento contra a doença, a fim de promover melhorias nas políticas públicas para o combate à doença.

O projeto consiste em entrevistas confidenciais e tem como público pacientes em tratamento. A partir dos dados obtidos, o Inquérito busca avaliar, entre 2024 e 2026, os “custos catastróficos” provocados pela tuberculose, ou seja, aqueles que comprometem o orçamento doméstico em mais de 20%. Além disso, o estudo contribui para o monitoramento global da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Representando a região Sul, além de Navegantes, estão os municípios catarinenses de Itapema e Mafra.

As entrevistas serão realizadas no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes e também no Centro Epidemiológico de Testagem e Aconselhamento (Ceta), durante o mês de maio. A coleta dos dados é coordenada pela equipe de pesquisa do laboratório da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio de 22 pacientes, dentre usuários da Atenção Primária e Especializada no município.

A abordagem, portanto, se dá mediante capacitação e instruções prévias de pesquisadores e profissionais da saúde. O seu encontro com pacientes deve ocorrer conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, seguindo diretrizes do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) brasileiro.

Os indicadores financeiros abordados, bem como os sociais e epidemiológicos, são estabelecidos pela OMS e definem as metas dos países para a erradicação da doença. Embora o Brasil tenha atingido objetivos para reduzir a incidência da tuberculose antes de 2015, ainda enfrenta desafios para erradicar a doença, uma vez que está entre os 30 países com maior número de casos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Navegantes, Pablo Sebastian Velho, Navegantes está pronta para contribuir com o Inquérito. “Tendo em vista os índices da tuberculose em nosso país, é essencial que o poder público, em todas as suas instâncias, esteja atento e comprometido com a formulação de políticas que beneficiem a sociedade com saúde e, consequentemente, mais qualidade de vida”, declara.

O II Inquérito Nacional de Custos Catastróficos recolherá dados de unidades de saúde localizadas nas cinco regiões do Brasil.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você