16.1 C
Piçarras
sábado 25 de maio de 2024


CD Mar traz poesias de dois ícones locais

Ouça a Matéria

Eles já deram uma “palhinha” no evento do Condicapi na Praça, no último final de semana em Balneário Piçarras. Mas será no dia 27 de outubro que o pianista, compositor e professor Marco Aurélio Schmidt e a jovem cantora Vitória Pereira Martins vão apresentar o novo trabalho, o CD intitulado MAR – Poemas Cantados. A apresentação acontecerá a partir das 20 horas, no Centro Cultural Luiz Telles.

O lançamento do CD é resultado do projeto aprovado este ano pelo Edital Ivone Pires de Apoio à Cultura. Segundo Marco Aurélio, o projeto do CD surgiu da percepção da qualidade dos poemas produzidos na cidade e da sonoridade que poderiam ter. “Iniciei uma pesquisa que resultou na escolha de dois poetas, cujas obras me cativaram pela inspiração em pensar a criação musical contida na reflexão ante a natureza, o mar, a história e a magia de Balneário Piçarras. São ele Ivone Pires (falecida em 1985) e Gilberto Cardozo”, detalha o compositor.

De acordo com Marco,  a intenção do CD é disseminar a arte poética de Balneário Piçarras, através de uma distribuição gratuita para as escolas e bibliotecas da Região da AMFRI e motivar e sensibilizar as pessoas para a poesia, sua reflexão, e para o encantamento musical a partir do poema.  O CD conta com várias faixa musicais e encarte ilustrado pelo jovem ilustrador de Balneário Piçarras, Guilherme Roemers.  Durante o lançamento do CD,o CD será vendido ao preço de R$15,00.

Os autores
Na composição e organização do CD, Marco Aurélio Schmidt tem experiência. Pianista e compositor com mais de 20 anos de experiência em compor para poesias, Marco já tem um CD gravado com encarte em Braille (CD POEMA SONORO) e há quatro anos é morador de Balneário Piçarras.

Para conduzir as letras do CD, o compositor escolheu as obras da poeta Ivone Maria Pires, natural de Piçarras, precursora da poesia local e que editou dois livros “Pétalas Esparsas” e  ” Meu Sonho Maior”, com edição já esgotada e com poucos exemplares para manuseio da comunidade local. 

Já Gilberto José Cardozo, jornalista, compositor, ator, diretor de teatro e escritor, possui três livros, dois deles apenas com poesia “O Piçarro” e “O príncipe dos pés chatos” e participa ativamente das ações locais nas áreas de literatura e teatro. “Trata-se de duas referências da cidade que comprovam como a arte poética está presente e atuante na vida artística de Balneário Piçarras, que conta atualmente com grupos de teatro, de dança, de músicos, corais, artistas plásticos, escritores, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e do Centro Cultural Luiz Telles (outro artista plástico piçarrense do mais alto nível)”, concluiu Marco Aurélio.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você