19.4 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Barra Velha prepara exposição sobre Açor

Ouça a Matéria


A Diretoria de Cultura da Prefeitura de Barra Velha vai mostrar para o público a riqueza cultural da Festa da Cultura Açoriana, o Açor. Através de uma pequena mostra fotográfica que retrata a participação barravelhense nas três últimas edições do evento, a diretora Selva Bubniak pretende levar à comunidade a exposição, para comprovar que é importante a parceria com o Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, o NEA-UFSC.


A mostra vai acontecer a partir da semana que vem, na sala do laboratório fotográfico Lealcolor, ao lado do Banco do Brasil, e segundo Selva, dependendo do público, poderá ser reeditada na semana de aniversário do município, no início de dezembro. São 40 fotos das três últimas edições, que aconteceram em São José, Araquari e Tijucas, respectivamente, e a intenção da diretoria, que é vinculada à Secretaria Municipal de Educação, é manter a mostra por uma semana.



Ciclo de palestras



A cada Açor, Barra Velha leva suas tradições, como as festas do Divino Espírito Santo e a do Pirão, além do artesanato local. Neste ano, duas mil pessoas passaram pelo estande barravelhense. A integração de Barra Velha às suas origens açorianas também fará com que Selva e a professora Lucia Harrote Luiz, da Secretaria de Educação, participem nos próximos dias 2 a 4 de novembro, do ciclo de palestras “Raízes Açorianas no Brasil”, evento promovido pela presidência das Comunidades de Açores.


O ciclo de palestras acontece em São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro, e as duas professoras barravelhenses estarão presentes na etapa catarinense, que será promovida no auditório do conselho regional de Contabilidade, no centro da capital. O evento tem apoio da Prefeitura de Florianópolis, Fundação Franklin Cascaes, Casa dos Açores de Santa Catarina e NEA-UFSC. Selva destaca ainda o apoio recebido da Prefeitura e da Secretaria de Educação de Barra Velha.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você