17.1 C
Piçarras
domingo 14 de julho de 2024


Capelania universitária é instalada no campus de Itajaí

Ouça a Matéria


A Univali está se tornando, cada vez mais, uma cidade universitária. Se a prefeitura do campus já há muito tempo cuida da manutenção e limpeza da parte física da instituição, agora a universidade começa a se preocupar também com a parte espiritual de seus alunos, funcionários e professores. Pelo menos dos que são católicos.


Desde o dia 30 de outubro, a Universidade do Vale do Itajaí conta com uma Capelania Universitária, que se chama Spiritus Veritatis. A criação e a instalação oficial aconteceram com missa no Teatro Adelaide Konder, no campus de Itajaí. A cerimônia, dirigida pelo bispo Dom Murilo Krieger, foi aberta à comunidade e contou com a posse do capelão, padre Alvino Broering.


De acordo com o professor Benedicto Gallato, a Capelania é uma instituição jurídica dos atos religiosos que são praticados numa paróquia, ou seja, tudo o que pode ser realizado numa paróquia para efeitos jurídicos da vida cristã católica pode ser feito na Capelania.


Segundo Gallato, a Capelania é o que vai sustentar todos os atos religiosos na Universidade. “É bom salientar que a instalação da Capelania na Universidade é inédita. As universidades, em sua maioria, têm uma Capela Universitária, mas não com a função de Capelania”, destaca Gallato.


Benefícios



O professor Gallato salienta que, a partir de agora, os que freqüentam a instituição podem ser atendidos para a regularização de sua vida espiritual na Univali. “A Universidade recebe pessoas de todo o recanto do Brasil e também do exterior. Veja você, se alguém quer fazer um batizado ou casamento ou qualquer outra ação de cunho religioso com validade jurídica poderá ser feita na Univali, com sustentação para qualquer parte do mundo cristão católico”, avalia.


A Capelania foi criada pela Arquidiocese de Florianópolis, onde a Universidade está inserida. A Univali cede o espaço, acolhe a iniciativa e presta o apoio para este atendimento aos servidores da Univali. De acordo com o professor, com a instalação da Capelania o compromisso da Universidade para a construção de uma Capela Universitária se intensifica. “A Capela é exclusivamente um ato que pertence a Univali, com todo o apoio da comunidade. Mas a Universidade não precisa de aval de ninguém para construir a Capela. A construção do prédio depende de recursos financeiros, projeto da Universidade e vontade política de realizar esse intento”, conclui Gallato.


A Capelania estará instalada na sala 201, do Bloco 26 (Bloco da Rádio Educativa Univali FM), e atuará como referência ao atendimento pessoal, além de abrir possibilidade de encontro com grupos para reflexão, oração e interiorização. Mais informações podem ser obtidas com o professor Gallato pelo telefone (47) 341-7783, ou pelos e-mails pastoral@univali,br ou [email protected].



 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você