24 C
Piçarras
sábado 13 de abril de 2024


CIEE inaugura nova sede na 13 de maio

Ouça a Matéria


Itajaí – Em junho, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registrou uma taxa recorde de desemprego no país (13%), sendo que o número de pessoas desempregadas gira em torno de 2,735 milhões nas principais regiões metropolitanas do país. Para não fazer parte dessa estatística, os jovens estudantes de Itajaí têm agora uma melhor estrutura de integração com o mercado de trabalho.


No dia 28 de agosto, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), uma das maiores organizações não governamentais da América Latina, inaugurou sua nova sede no município. A solenidade contou com a presença de conselheiros e várias autoridades, entre elas o presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, Volnei Morastoni, o vice-prefeito de Itajaí, Augusto Dalçoquio, o reitor da Univali e fundador do CIEE/SC José Roberto Provesi e outros convidados.


Localizada na rua 13 de maio, no centro de Itajaí, o CIEE é responsável por fazer uma ponte entre as empresas e as escolas, possibilitando que os estudantes entrem no mercado de trabalho através de estágios. “Queremos melhorar cada vez mais o atendimento tanto para jovens quanto para as empresas que são nossas parceiras na abertura de vagas”, comenta o presidente da instituição, Mércio Felsky.


Segundo ele, só em Itajaí o CIEE está com 60 vagas disponíveis para estágios remunerados, abertas para alunos do ensino médio, técnico e superior com idade mínima de 16 anos. De acordo com Felsky, a duração do estágio é de 6 meses a 2 anos, e para fazer a inscrição é necessário apresentar CPF, identidade e comprovante de freqüência escolar. O presidente do CIEE lembra que o estágio é um grande passo para garantir um emprego fixo. Ele lembra que só no ano passado, cerca de 3 mil estagiários do CIEE foram efetivados pelas empresas em Santa Catarina. “Isso comprova que a instituição contribui para elevar o nível de emprego no Estado”, destaca Felsky.



Empresa Cidadã



Para garantir que os estudantes entrem no mercado de trabalho com uma boa bagagem de conhecimento, o CIEE também oferece vagas para cursos do Programa de Iniciação para o Trabalho. O PIT , que começou a ser desenvolvido em Florianópolis no ano passado, agora abrange todas as regiões do Estado e beneficia mais de 1,5 mil jovens que tiveram a oportunidade de participar gratuitamente de cursos específicos.


Em Itajaí, as aulas são ministradas para turmas de 30 alunos, estudante de escolas públicas, provenientes de comunidades carentes, selecionados através de um questionário sócio-econômico-cultural e analisados pela assistência social do CIEE. De acordo com o supervisor do CIEE, Seizo Ueno Júnior, a intenção é promover a inclusão no mercado de trabalho.


Ao final do programa, todos os alunos são encaminhados às empresas para estágio ou até mesmo contratação. Em um ano de implantação do PIT, o CIEE já recebeu o Prêmio Empresa Cidadã 2003, concedido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas ? ADVB.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você