21.1 C
Piçarras
quinta-feira 23 de maio de 2024


Homenagem à Santa Paulina reúne multidão no Pier

Ouça a Matéria


Itajaí – Milhares de pessoas participaram das festividades alusivas ao centenário da partida de Santa Paulina ? primeira Santa brasileira – de Santa Catarina para Santos, através do Porto de Itajaí. As comemorações aconteceram no domingo, dia 31, no Píer Turístico, e contaram com Missa de Ação de Graças celebrada pelo padre Alvino Boering, apresentação de corais, bandas e encenações artísticas da passagens de Santa Paulina na cidade.


A programação elaborada pelas Irmãzinhas da Imaculada Conceição contou também com a inauguração de um busto, colocado nas proximidades do Pier, e de uma procissão com estátua da Santa Paulina, que seguiu até a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, onde ficará exposta ao público.


O prefeito Jandir Bellini e o Superintendente do Porto, Ênio Osmar Casemiro, descerraram a fita de inauguração do busto da Santa. Também foram homenageados a família Rodi, que acolheu a Santa em Itajaí na noite que antecedeu a viagem, e os familiares da postulante a irmã Josefina Pereira Gonçalves, de Itajaí, que viajou junto com Santa Paulina.



Histórico



Amabile Lucia Visintainer, a Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, nasceu na Itália no ano de 1865 e, aos 10 anos de idade, migrou para o Brasil, indo morar em Nova Trento. Na cidade catarinense, aos 25 anos, passou a habitar um casebre, em Vígolo, para cuidar de uma mulher cancerosa desamparada. Período em que também foi constituída, com um pequeno grupo, a primeira Congregação religiosa no Brasil. Em 1903 ela se deslocou de Santa Catarina para São Paulo para atender também os necessitados daquela cidade. Santa Paulina deixou Nova Trento na madrugada de 18 de julho de 1903, seguindo até Itajaí de carroça. De 18 para 19, juntamente com mais três companheiras ? duas irmãs e uma postulante, pernoitou em Itajaí e, na manhã seguinte, embarcou para Santos em viagem que durou cinco dias.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você