19.4 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Jornada mobiliza acadêmicos

Ouça a Matéria


“O contador do terceiro milênio”. Com esta temática central o Campus de Piçarras da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza, no período de 5 a 7 de novembro, a 1ª Jornada de Ciências Contábeis, dirigida aos profissionais da contabilidade, empresários, professores, estudantes e comunidade. As palestras acontecem entre 19h e 22h30, no auditório do Campus.


A jornada tem como objetivos analisar as novas competências do contador, estabelecendo relações entre sua formação e o contexto social; fomentar debates sobre responsabilidade fiscal e as atuais exigências da contabilidade pública e ampliar os conceitos sobre empreendedorismo, reconhecendo sua importância no mercado de trabalho do contador.


“Vivemos tempos em que o contador preocupado apenas com o atendimento das exigências fiscais e com a produção de informações a respeito do patrimônio está dando lugar a um novo profissional”, afirma o professor José Carlos Terres, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Univali. Segundo ele, o contador hoje deve voltar seu foco, sobretudo, para a sobrevivência e o sucesso das organizações, estabelecendo relações de responsabilidade com o contexto social no qual as empresas estão inseridas.


Na área governamental, exemplificou Terres, com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal, “o contador começa a se constituir no balizador das ações governamentais, já que cabe a ele orientar a utilização consciente e adequada dos recursos disponíveis”, conclui.



Abertura dia 5



A cerimônia de abertura da 1ª Jornada de Ciências Contábeis está marcada para às 19h30 do dia 5 de novembro, seguida de palestra sobre “A responsabilidade social do contador”, a cargo do professor Juarez Domingues Carneiro, presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC). A noite do dia 6 inicia com apresentação de trabalhos acadêmicos e, a partir das 20h15, está prevista palestra com o professor Militino Testoni, contador da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, que falará sobre “A Lei de Responsabilidade Fiscal: novos desafios para o contador”.


A programação da jornada se completa no dia 7 com a abordagem do tema “Espaços de empreendedorismo na atividade contábil”, pelo professor Nicolau Scwezz, representante do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Serão fornecidos certi ficados àqueles que tiverem mais de 75% de presença. As inscrições, mediante pagamento de taxa de R$ 5,00 para estudantes e de R$ 10,00 para os demais participantes, devem ser providenciadas junto à Seção Pedagógica do Campus de Piçarras. Mais informações nos telefones (47) 345-2020 e 345-1020.


A Jornada de Ciências Contábeis ganha importância em função das novas diretrizes adotadas para a formação do contador. De olho nas tendências atuais, a Univali implantou a ênfase em Auditoria e Controladoria para o curso. A novidade está à disposição desde o início deste semestre, nos campi de Itajaí e Piçarras.


Segundo o coordenador do curso, José Carlos Terres, a mudança possibilita que os alunos formados deixem a universidade com um perfil mais adequado com as novas exigências legais, de mercado, dos órgãos de registro e de fiscalização do exercício profissional.


De acordo com o coordenador, o novo projeto pedagógico do curso vai formar um profissional capaz de atuar no desenvolvimento e na implantação de sistemas de informações contábeis e gerenciais, além de desenvolver, com maior facilidade, atividades de controladoria, auditoria, perícia contábil e outras que lhe são atribuídas.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você