26.1 C
Piçarras
terça-feira 16 de abril de 2024


A história local pela memória de Dona Veva

Ouça a Matéria

Aos 92 anos de vida, Genoveva Pereira Soares – popularmente conhecida por Dona Veva – mostrou seus conhecimentos de vida em entrevista restrita ao projeto ‘Mestre dos Saberes’, de Balneário Piçarras. A conversa foi realizada no último sábado, 15, quando ela narrou os fatos do Bairro Nossa Senhora da Conceição e do Morro do Rela. Histórias de quase um século foram reveladas.
Em sua residência, Dona Veva recebeu apenas alguns familiares e a representante do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (Compac), Carla Aline Kryszczun. A entrevista foi realizada de forma mais reservada para preservar a saúde de Dona Veva, que se encontra debilitada. No entanto, os fatos narrados foram considerados pelo Compac como um dos mais importantes para o projeto.
Um dos momentos mais marcantes da entrevista foi quando Dona Veva contou como seu marido, Domingo Soares, resolveu criar a Escola no Bairro Nossa Senhora da Conceição. A obra surgiu com a construção da BR 101, que dificultaria a ida das crianças para o colégio no Bairro Santo Antônio. A filha do casal, Inácia Geraldina Quintino, foi a primeira professora do bairro, e de acordo com a entrevistada, passou mais de um ano sem receber pelo trabalho, pois a escola não era reconhecida como instituição de ensino.
Todo o conteúdo da entrevista fará parte de uma obra sobre a cultura do município. Genoveva é a quinta entrevistada do projeto, e também a com mais anos de vivência em Balneário Piçarras. Nomes como Luiz Ferreira (Chimboca), Alcina Figueredo, Antônio Laudelino Gruner (pescador Vangue) e Janete Cardozo já participaram do projeto.
A próxima entrevista será no dia 31. A entrevista será com Seu Arnoldo da Lagoa, que irá revelar as histórias da zona rural de Balneário Piçarras. O diálogo acontece na residência de Seu Arnoldo, no bairro Lagoa, às 9h30.
 

Foto por: Gabriela Beckert

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você