24.5 C
Piçarras
segunda-feira 24 de março de 2025


Aluna de Barra Velha desperta para a literatura

Ouça a Matéria

Um novo talento na área da literatura romântica começa a surgir em Barra Velha. Trata-se da jovem, Carla Dias Moreira, 16 anos de idade, uma estudante de família simples, moradora do bairro São Cristóvão e aluna do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica David Pedro Espindola. Ela trabalha em seu primeiro romance.
A menina, aluna “nota 10” da disciplina de Língua Portuguesa, divide seu tempo livre dos estudos com a escrita e com a convivência com as outras três irmãs. Desde o mês de setembro, ela tem se dedicado a uma empreitada com afinco: elaborar a trama central e as situações paralelas de um romance que ela mesma idealizou.
Carla inspirou-se na música “La Solitudine”, da cantora italiana Laura Pausini, para desenvolver o enredo central do livro. A jovem autora buscou a tradução da música na internet, e já com a letra em português, começou a escrever. Sem condições para digitar o trabalho, ela escreve em páginas de caderno universitário – todo o trabalho é manuscrito – e ela já está com 58 páginas de caderno, o que daria, segundo o cálculo da autora, em torno de 100 páginas já diagramadas.
“É um romance, com alegrias e tristezas”, comenta a autora. A personagem principal, não por acaso chamada Laura, enfrenta percalços numa jornada entre a Itália e o Brasil, em busca do amor do jovem Marco – e enfrenta até mesmo o drama da violência sexual. A expectativa de Carla é chegar a cerca de 300 páginas. Ela ainda não tem idéia se haveria uma editora interessada em sua obra, e nem tem idéia de quanto custaria editar a obra.
Na Escola de Educação Básica David Pedro Espindola, a diretora Rosina Borges Boeira e os demais professores, como a assessora Dinara Gretter, incentivam a vocação da jovem escritora. A direção colocou professores e técnicos de informática à disposição de Carla, para auxiliar a digitação do romance. Na escola, ela também tem acesso aos romances que mais gosta – Carla lê Machado de Assis, José de Alencar e Aloísio Azevedo, só para citar os clássicos.

Novo computador
Como a família de Carla tem poucas possibilidades financeiras, uma empresa socialmente responsável de Balneário Piçarras atendeu a um apelo feito no Rádio Notícias Aquarela, programa jornalístico da Rádio Aquarela FM (94,5 FM). A Yuka Line Informática, de propriedade de Yuri Azevedo, doou nesta quinta-feira, dia 07 de outubro, um computador de última geração, já configurado com kit multimídia e editor de texto, para que Carla possa retirar o seu romance dos manuscritos e passá-lo para o micro.
 

Foto por: Divulgação|Vilmar Carneiro

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você