18.9 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Amark lança amanhã primeira edição de jornal literário

Ouça a Matéria

A Associação de Amigos da Arte e Cultura – Amark, com sede em Balneário Piçarras, lança amanhã, dia 19, a partir das 19 horas na Cafeteria Doce Sul, na avenida Beira-Mar, a primeira edição do jornal literário ‘O Carijó’. O lançamento terá a presença de autores da Amark, autoridades convidadas e outros escritores regionais. Segundo integrantes da entidade, o lançamento contará também com a presença do ‘primo Genaro’, sobrinho da Tia Bilica, personagem folclórica criada pelo artista e jornalista Gilberto Cardozo, de Balneário Piçarras.
Segundo o presidente da Amark, Luiz Garcia, o jornal literário ‘O Carijó’ é feito por escritores e simpatizantes da literatura da região dos municípios que integram a Amfri, a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-açu. “É um grupo que buscou uma ideia representativa dessa regionalidade. E o que há de comum entre todas essas cidades é que, num passado não tão remoto (no início do século passado ainda havia alguns remanescentes por aqui), os Carijós simbolizavam a unidade cultural desta região. Por isso o nome O Carijó”, comenta o presidente.
O jornal literário é de responsabilidade do Departamento de Literatura da Amark e objetiva traduzir amplamente a proposta do grupo: estimular a produção literária regional e valorizar os autores da região. “São textos inéditos que demonstram um pouco do valor de nossos escritores, profissionais e amadores, adultos e crianças”, destaca Luiz Garcia. Fazem parte desta primeira edição os escritores Claúdio Bersi de Souza, Jaime Schmitt da Luz, Luiz Ferreira da Silva, Gilberto Cardozo, Luiz Garcia, Nilton Floriano, Danielle Heidenreich Garcia, Maria do Carmo Ramos Krieger e os jovens talentos Carla Dias Moreira, de Barra Velha, e Thais Cristina Lamin, Jeferson Henklein e Luana Maristela Bittencourt, de Balneário Piçarras. O jornal ainda conta com participação especial da artista plástica portuguesa Maria dos Anjos Garcia de Magalhães, que esteve recentemente em Piçarras e registrou em seus quadros algumas paisagens marcantes da praia local.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você