23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Barra Velha pode ganhar revitalização da praia central

Ouça a Matéria

A principal praia do balneário poderá ganhar uma cara nova nesta temporada de verão através de recursos do Governo do Estado, o Governo Federal e a Prefeitura Municipal. O projeto para revitalização da orla da Praia Central prevê um investimento maior de R$ 700 mil com nova infra-estrutura para atrair o turismo.
O primeiro recurso financeiro para o projeto já foi liberado e veio através de uma emenda parlamentar do deputado o deputado Claudio Vignatti (PT-SC). O parlamentar destinou R$ 300 mil para ajudar à Prefeitura Municipal no projeto de Revitalização. “Um belo projeto de urbanização será realizado neste importante cartão turístico”, ressaltou Vinatti.
Já o projeto em si envolve um orçamento maior ainda não definido. A Prefeitura Municipal em breve estará apresentando o orçamento total da obra em função de algumas modificações ao projeto original, criado durante a gestão do ex-prefeito Valter Zimmermann. De acordo com o arquiteto da Prefeitura, Allan Sievert, será necessário remanejar algumas questões como os estacionamentos para permitir o aproveitamento da faixa de areia.
Hoje a faixa de areia da Praia Central está mais estreita em função de ressacas e marés mais cheias. O objetivo é dar à estrutura um espaço harmônico onde o público possa realizar atividades na areia, permitindo também caminhadas pela calçada.
O projeto contempla a construção de uma calçada mais larga, bancos para sentar em frente ao mar, nova iluminação, posto de guarda-vidas, lixeiras e a padronização de quiosques ecologicamente corretos, tema que será discutido nos próximos dias com os proprietários dos estabelecimentos.
Segundo o secretário de Turismo, Douglas Elias da Costa, a revitalização da Praia Central é um local chave para o desenvolvimento do município e poderá atrair novos veranistas e turistas nesta temporada. “É muito importante a execução deste projeto porque todo o mundo que entra na cidade passa obrigatoriamente pela Praia Central. Aqui nasceu e se criou o povo de Barra Velha. Queremos trazer as famílias que sempre vinham nessa praia e deixaram de vir, conquistar aos novos turistas através de uma melhor infra-estrutura e aumentar a fiscalização para manter as condições do local”, afirmou o secretário, que já está iniciando os trabalhos para programar a iluminação de Natal.
O prefeito Samir Mattar informou que nos próximos dias haverá novidades a respeito da revitalização da praia, cujo projeto transita com boas perspectivas para o próximo verão.
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você