18.1 C
Piçarras
segunda-feira 27 de maio de 2024


Copa do Mundo é tema de trabalhos escolares em BV

Ouça a Matéria

Alunos e professores da Escola Básica Manoel Antônio de Freitas estão desenvolvendo atividades em todas as disciplinas escolares, aproveitando como tema a Copa do Mundo de Futebol, realizada na África do Sul. Desde matemática até história, os trabalhos dos alunos surpreendem pela criatividade, boa disposição e empenho em aumentar os conhecimentos a partir do evento esportivo que mais mobiliza ao povo brasileiro.
Bandeiras, cartazes, pesquisas, e até operações matemáticas servem como incentivo para cativar os alunos. Já os professores não poupam temas para ganhar a atenção dos estudantes.
A professora Maria Verônica Dionísio realizou atividades de pesquisa com os alunos para confeccionar bandeiras dos países que participam da copa e averiguar os costumes, gastronomia local e características. “Desta forma eles aprendem sobre novas culturas e pesquisam as diferenças que existem com o nosso povo”, explicou.
Os alunos também pesquisaram em Educação Física, com a professora Márcia da Silva Costa, o surgimento da Copa do Mundo e os países que participavam dessas competições.
Em Matemática, a professora Eliane Cândido de Oliveira realizou junto aos alunos o placar de jogos da copa além de trabalhar com percentagem e álgebra.
O futebol também serviu para que as crianças entendessem as diversidades religiosas e de crenças. Junto à professora Iolanda Berthin Rigel, os estudantes pesquisaram sobre as religiões praticadas nos países da Copa e abriram o panorama sobre as diversas visões do mundo.
Já os alunos do 4º ano da professora Tatiane Vicente Claudino confeccionaram cartazes sobre a copa, além de calendários e acrósticos. “Também fizeram produção de textos relacionados ao evento, pesquisas e decoração na sala”, disse a professora. O futebol não deixou de encantar também através da poesia, com a utilização do vocabulário esportivo. A docente do 5º ano Ivani Coelho realizou atividades sobre criação de frases, desenho da mascote e da bola da copa.
Também estiveram envolvidos nas atividades de pesquisa e produção de trabalhos os professores Vandelei Lorena, de História, Marlon Fabiano Patrício, de Inglês, e Elizángela Hacker, de Artes.

Novidade
“Gostei muito das atividades. Pesquisei sobre países, o idioma e as comidas típicas. Na Nigéria falam em inglês”, comentou Izadora Felicidade, aluna do 5º ano.
Para a diretora da escola, Leovani Aparecida Luza, as atividades tiveram um resultado muito positivo para alunos e professores, gerando participação e envolvimento na escola toda. “Está sendo muito bom. Ainda haverá diversas apresentações na sala. O resultado é fruto de muito diálogo com os professores e companheirismo. Facilita o trabalho e ao mesmo tempo é muito gratificante”, comentou a diretora Leovani.
 

Foto por: Ezequiel Díaz Savino

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você