A Secretaria da Educação de Balneário Piçarras divulgou hoje a programação do desfile cívico da independência do Brasil. As 33 entidades confirmadas até o momento irão percorrer um trecho de cerca de 500m da Avenida Nereu Ramos, a partir das 9h do dia sete. O tema deste ano é o desenvolvimento sustentável, que será abordado sob diferentes perspectivas por cada entidade.
Além das organizações não governamentais e das escolas municipais, estaduais e particulares, três fanfarras e uma banda participam do desfile. O palanque de autoridades será montado em frente a Igreja Matriz, onde a Fanfarra Municipal e uma banda de Navegantes executarão, as 9h, os hinos nacional e da independência. Participam também outras três fanfarras de Joinville e Brusque.
O desfile parte da altura da Rua Conselheiro Joaquim Pinto Ferreira, nas proximidades da loja Mario Moveis, e segue até a altura do Hotel Real. A Secretaria da Educação calcula que mais de 2mil alunos e integrantes de clubes e associações locais participem da solenidade.
Trânsito será desviado
Durante o desfile, que acontece das 9h as 11h, o trânsito na Avenida Nereu Ramos, que liga o centro e a região norte, será desviado pela Avenida Beira Mar. ?Já enviamos ofício à Polícia Militar, que irá coordenar e orientar os motoristas durante o desfile?, explica a secretária Ireli Vieira dos Santos. Ela alerta para que os motoristas fiquem atentos a sinalização da PM, pois o sentido do trânsito será invertido na Avenida Beira Mar.
Véspera de feriado
Na segunda-feira (06), não haverá ponto facultativo no município. A Prefeitura e demais secretarias terão expediente normal. As escolas municipais e estaduais também funcionam na véspera do feriado. ?Os alunos só retornam as aulas na quinta-feira, pois o desfile irá contar como dia letivo?, afirma a coordenadora pedagógica Jussander de Borba.
Durante o feriado, apenas os serviços essenciais do município irão funcionar na cidade. No Posto de Saúde Central, uma equipe fica de plantão até a 0h. O telefone para emergências é o 3345 4527. Na Secretaria de Obras, uma equipe ficará de prontidão em caso de problemas com estradas ou mal tempo.