19.9 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Dona Alcina é próxima ?Mestre dos Saberes?

Ouça a Matéria

Alcina Figueredo, carinhosamente chamada por Dona Alcina, será a segunda entrevistada do projeto ‘Mestre dos Saberes Populares’, idealizado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (Compac) e Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes (Setuce). A conversa cultural acontece no próximo sábado, 17, às 9h, na Associação de Aposentados e Pensionistas de Balneário Piçarras.
A entrevista, aberta a toda a população, será dividida em dois momentos. No primeiro a equipe técnica do Compac realiza seu trabalho de coleta de dados e pondera todos os pontos necessários para criação de um rico material cultural. Em seguida, Dona Alcina poderá responder os questionamentos da população.
Segundo a chefe de setor de Cultura da Setuce, Adriana de Souza, os momentos da entrevista foram divididos para assegurar a boa realização do trabalho técnico, que posteriormente, irá integrar uma grande obra sobre a cultura de Balneário Piçarras. “A quantidade de informação que a Dona Alcina tem para nos passar é muito grande. Sabemos que ficaríamos três dias conversando com ela, por isso fizemos essa divisão durante a entrevista”, explica.
O primeiro entrevistado do projeto foi o escritor, Luiz Ferreira da Silva, mais conhecido por Chimboca. A equipe do Compac avalia positivamente o resultado da primeira conversa e já trabalha na produção técnica dos primeiros relatos do escritor. Dona Alcina, inclusive, participou como ouvinte da entrevista. “A participação da comunidade foi boa. Não pelo número, mas pela qualidade”, finaliza.
Chimboca é filho do escritor José Ferreira da Silva, que foi o primeiro a registrar a história dos municípios de Penha e Piçarras. Além do legado “História do município de Penha”, livro escrito pelo pai em 1958, Chimboca mantém em seu acervo relatos antigos por ele registrados que em breve estarão ao alcance de todos. Ele será uma das fontes utilizadas para a construção de um acervo público da história de Balneário Piçarras.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você