21 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Em Penha, IBGE já finalizou os trabalhos de campo e revela crescimento de 10%

Ouça a Matéria

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) finalizou na quarta-feira, 13, os trabalhos de campo do Censo Demográfico 2010, em Penha. Segundo um relatório apresentado ao prefeito no dia seguinte, a população penhense é de 24.433 habitantes, ultrapassando em 10% a meta prevista pelo próprio instituto. Entretanto, os recenseadores estão revisando os trabalhos e o número pode sofrer alterações até o último dia deste mês.
Luana Vicente dos Santos, Coordenadora de Área de Itajaí, foi quem fez a explanação dos dados ao prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes, e sua equipe de Governo. Ela frisou a importância da superação da meta populacional prevista, que era de 22.263. “Com isso, o município de Penha será contemplado com uma parcela maior do FPM”, afirmou. O percentual de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de Penha passou de 1,2% para 1,4%.
“É um índice que parece pequeno, mas tem grande importância para um município pequeno como o nosso. Estamos satisfeitos com a evolução populacional, o que aumento ainda mais a nossa responsabilidade”, frisou o prefeito, através de sua Assessoria de Imprensa. Ele recebeu os documentos preliminares do trabalho e irá fazer o anúncio oficial da nova população na próxima reunião do secretariado.
O número de domicílios também registrou crescimento. Inicialmente o IBGE previa 6.746 residências ocupadas, número que chegou a 7.789 após o término oficial do trabalho de coleta de dados nas ruas. “Isso demonstra um crescimento imobiliário bastante elevado”, destacou Luana.
Outro dado já divulgado pela equipe do IBGE foi o índice de moradores por residência. Segundo os cálculos, Penha possui 3,14 habitantes por domicílio. “É uma média boa, mas abaixo da nacional, que é de 3,9”, explica a coordenadora. Os trabalhos de campo foram concluídos oficialmente na quarta-feira, 13. Uma nova etapa desta coleta já se iniciou.
Agora, a equipe do IBGE volta às ruas para uma conferência de dados. Algumas residências serão selecionadas aleatoriamente para responder o questionário uma segunda vez. “É apenas uma conferência de dados para garantir a precisão dos dados já coletados”, ressaltou Luana. “Os trabalhos do censo continuam e os números ainda podem aumentar”, completou.
A visita também será estendida a 33 residências que se encontravam fechadas no momento da primeira visita dos recenseadores. Caso esse fato volte a ocorrer, a média populacional de 3,14 será atribuída ao domicílio. “Também quem, por acaso, ainda não recebeu a visita dos agentes recenseadores pode ligar para o escritório do Censo, em Penha, através do telefone 3347.1864”, pediu a agente censitária responsável pelos trabalhos em Penha, Raquel de Oliveira.
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você