20.3 C
Piçarras
segunda-feira 20 de maio de 2024


Festa do Pirão ganha dois novos personagens

Ouça a Matéria

Uma das principais atrações para crianças e adultos da Festa Nacional do Pirão ganhou, na sua 14ª edição, novas personagens. Cinco mascotes gigantes estarão animando a festa a partir do dia 03 de setembro no campo de eventos do lado do Ginásio de Esportes Alfredo José de Borba, no centro. O pescador com prato de pirão ganhou nesse ano uma esposa fileteira com lencinho de açoriana e uma faca na mão, já o camarão que fez sucesso no ano passado foi reformado junto com o siri, que tem novas pinças. A outra nova figura que se soma ao elenco de bonecos é o peixe gigante colorido. A família de mascotes, criada por artistas paranaenses, tem previsão de tirar muitas fotos durante a festa.
De acordo com os criadores dos bonecos, os artistas Joelson Cruz e Tadica Veiga, da Companhia de Teatro Liberdade, um pescador, um camarão e um siri remetem à gastronomia do litoral. A dupla desenvolve na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, o projeto “O Boneco e a Sociedade”, referência no Estado quando o assunto é espetáculo de bonecos. A fileteira tem um pouco mais de três metros de altura e o peixe, dois metros.
O pescador traja roupas típicas da sua atividade, e traz uma rede nas costas, além do pirão e o peixe na mão. Já sua esposa, recém-criada, tem o lenço tradicional das benzedeiras açorianas, a calça por baixo da saia e uma faca e uma espinha de peixe nas mãos, mostrando que sua atividade é limpar o peixe. Tudo para valorizar a tradição.
Segundo a presidente da Fundação Municipal de Turismo, Conceição Freitas, que em 2009 visitou pessoalmente o trabalho da Companhia Liberdade e deu início ao projeto, os bonecos têm uma interação com a comunidade e já criaram uma identidade com a festa. Conceição informa que o prefeito Samir Mattar (PMDB) autorizou e os bonecos criados no ano passado foram totalmente reformados, pois participaram de vários eventos depois da Festa do Pirão, como inaugurações, Jogos Abertos da Melhor Idade (JASTI 2010) e apresentações na Praça Lauro Carneiro de Loyola, e precisavam de reparos.
Em função do grande sucesso das mascotes, decidiu-se pela criação de novas figuras para renovar o elenco. O casal açoriano faz referência à tradição de gastronomia com frutos do mar e a base de pirão, um dos pratos mais populares do Brasil, servido em suas inúmeras variedades – com peixe frito, com camarão, com siri, com lula ou com marisco, ou ainda com linguiça, feijão ou churrasco.
Também nesta edição, a participação das mascotes terá cunho pedagógico. Alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) vão participar das apresentações, como forma de aprendizagem da manipulação dos bonecos, orientados por manipuladores que já atuaram na edição de 2009. A intenção é que o PETI assuma a coordenação dos bonecos logo após o encerramento da festa, no dia 7 de setembro.
Neste ano, a festa terá, além da gastronomia, o destaque para os shows regionais e atrações nacionais como o DJ Fabrício Peçanha e as duplas Chitaozinho e Xororó e Guilherme e Santiago. O prefeito Samir Mattar (PMDB) e o secretário de Turismo Douglas Elias da Costa reforçam o convite para os visitantes prestigiarem Barra Velha no feriadão da Semana da Pátria. “Todos estão convidados não apenas para desfrutar da nossa gastronomia ou conhecer a rainha, princesas e as mascotes, mas também desfrutar da hospitalidade de Barra Velha”, convidou Douglas.
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você