20.4 C
Piçarras
quinta-feira 23 de maio de 2024


Jovens ganham experiência de vida com intercâmbios

Ouça a Matéria

Passar um ano em outro país, aprendendo ou se aperfeiçoando em outra língua, conhecendo novas pessoas, lugares e culturas. A experiência foi vivida pela jovem Ana Clara Monteiro, de 16 anos, que chegou há um mês em Balneário Piçarras, depois de um ano participando do PIJ – Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Internacional. Ela ficou na Alemanha por um ano, morando na casa de quatro famílias selecionados pelo programa do Rotary.
Durante o período, estudou numa escola alemã de ensino médio, conviveu com amigos de várias nacionalidades, conheceu muitas cidades alemãs, inúmeros países da Europa e aprendeu o alemão, que hoje fala quase sem sotaque. Para ela, tudo foi muito especial, mas a experiência de aprender a se virar sozinha, longe dos pais, e de aprender outra língua foi o mais importante.
Para Ana Clara, a vontade de voltar a Alemanhã existe, mas ela destaca que morar aqui é o melhor. “Tenho vontade de voltar, visitar os muitos amigos que deixei e até trabalhar. A experiência enriquece muito, deixa a gente mais segura, mas aqui é que quero ficar”, avalia a estudante de Balneário Piçarras.
Enquanto a jovem estudante, filhas de rotarianos, estava na Alemanha, o Rotary local também recebeu uma intercambista. A jovem Nadine Benkel, de Beverungen (região centro-norte da Alemanha) ficou um ano em Piçarras vivendo na casa de famílias de rotarianos ou selecionadas pelo clube e estudou numa escola local. Em 2010, a troca de experiências também acontecerá. O estudante piçarrense Leonardo Rizzo Fonseca vai para o México, enquanto o mexicano Jesus Jaime Hernadez viverá na cidade por um ano.
No PIJ, o jovem mora em casas de rotarianos ou de famílias selecionadas pela instituição, e deve frequentar o ano letivo na cidade anfitriã. Podem participar jovens entre 14 e 17 anos, que têm a chance de viver por um ano em outro país, trocando conhecimento e experiências com outras famílias e culturas diferentes.
Os interessados em participar deste tipo de programa devem procurar o Rotary Club de Piçarras, que deverá apresentar os jovens ao clube para avaliação e seleção para inscrição no programa. Os selecionados pelo clube local serão encaminhados ao comitê distrital, responsável pelo processo final de seleção. Mais informações podem ser conseguidas também através do site do Distrito (www.rotary4650.org.br).

 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você