21.1 C
Piçarras
quinta-feira 23 de maio de 2024


Pianista Artur Moreira Lima fará espetáculo em BV

Ouça a Matéria

O projeto “Um piano pela estrada” oferecerá no dia 24 de setembro às 20 horas na Praça Central Lauro Carneiro de Loyola, no Centro, a apresentação gratuita do pianista Arthur Moreira Lima, um dos músicos mais consagrados internacionalmente. Em caso de chuva a organização do evento informou que o concerto acontecerá no Ginásio de Esportes Alfredo José de Borba.
A apresentação terá 1 hora e 30 minutos de duração com a interpretação de um repertório variado, abrangendo desde os grandes compositores clássicos até a música popular e contemporânea. Obras de Bach, Mozart, Beethovenm Chopin, Liszt, Pixinguinha, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e Astor Piazzolla fazem parte do repertório, sem esquecer a Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro.
Outro dos valores agregados da apresentação é a própria explicação que o pianista oferece ao público, para esclarecer questões referentes aos estilos musicais e motivações das peças.
A visita do artista será possível graças a uma parceira com a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, a Secretaria de Turismo, a Fundação Municipal de Cultura e a Fundação de Turismo, entre outros. A Prefeitura vai fornecer a estrutura para o evento acontecer como cadeiras, banheiros químicos, seguranças e parte elétrica, além de requisitar a segurança necessária.
O projeto começou em 2003 em São Paulo com o objetivo de levar a música erudita às populações com menores recursos a acabou percorrendo todo o país e ganhando divulgação nacional através da mídia. O pianista já tocou para comunidades indígenas no Acre, percorreu o sertão brasileiro, passando para o Sul do país, onde pretende realizar entre 40 e 60 apresentações.
O caminhão-teatro de Moreira Lima já completou 205 apresentações. O baú carroceria se transforma em palco em apenas uma hora, com 45 m² de área de cena, iniciou suas apresentações em maio de 2002 e já foi objeto de reportagens nas revistas Trip, Isto É e Caras, em jornais de circulação nacional e em programas de televisão como o Programa de Jô e Fantástico, ambos da TV Globo, entre outras publicações.
De acordo com o produtor do pianista há mais de 26 anos, Manoel Luiz da Silva, depois de visitar Barra Velha o projeto “Um piano pela estrada” se apresenta em Itajaí (26/09), Gaspar (28/09), Timbó (29/09) e Rio do Sul (30/09). Todos os shows acontecem às 20.00 horas.
Junto com projeto também é oferecido de forma gratuita em cada município o projeto “Um sorriso pela estrada”, que disponibiliza palestras educativas sobre saúde geral e bucal, prevenção e higienização. Através da direção das odontólogas Margareth Monteiro Garret e Grasiela Garrett da Silva acontecem práticas de escovação supervisionada em escovódromos, pias portáteis, além da distribuição de kits de higiene bucal e atividades lúdicas educativas.
 

Foto por: Divulgação

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você