18.1 C
Piçarras
segunda-feira 27 de maio de 2024


População de Balneário Piçarras ultrapassa previsão do IBGE

Ouça a Matéria

Restando poucas ruas a serem recenseadas pela equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os números preliminares do Censo Demográfico 2010 revelam que o número de habitantes de Balneário Piçarras já ultrapassou a previsão. Até quarta-feira, 13, os agentes censitários já haviam contabilizado 15.492 moradores, atingindo 104,3%.
De acordo com a agente censitária responsável pela equipe municipal, Natália Regina Salvator, alguns setores da Zona Rural e ruas dos bairros Itacolomi e Santo Antônio ainda estão recebendo a visita dos recenseadores – trabalho este que deve seguir pelos próximos dez dias, no máximo. “Estamos na fase final do principal trabalho do Censo, que é a coleta de todos os dados dos moradores”, confirma.
Com o trabalho praticamente concluído, o IBGE revelou que Balneário Piçarras já possui 15.492 habitantes, número que ainda irá crescer com a coleta dos últimos dados. O IBGE estimava que Balneário Piçarras tivesse 14.845 moradores. “Já passamos da previsão de 2009. É o reflexo do crescimento de Balneário Piçarras”, afirma Natália. Ela acredita que o número irá ficar próximo dos 16 mil.
Assim como o índice de habitantes já ultrapassou a previsão, o número de residências também. O IBGE já contabilizou 4.854 de uma estimativa de 4.498 domicílios. Outro número já traçado pelo IBGE é o de habitantes por residência. Segundo Natália, cada residência de Balneário Piçarras possui 3,2 moradores.
O prazo oficial para conclusão dos trabalhos é 31 de outubro. Até lá, a equipe irá realizar outras entrevistas – para aferição de dados – e revisitar residências que estavam vazias na primeira tentativa. “Caso o domícilio continue vazio, o IBGE atribui a população média ao local, que é de 3,2 moradores”, finaliza Natália.
 

Foto por: Felipe Bieging

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você