14 C
Piçarras
quarta-feira 29 de maio de 2024


População prestigia desfiles na Região

Ouça a Matéria

Em Balneário Piçarras, entre duas a três mil pessoas se perfilaram ao longo da Avenida Nereu Ramos para prestigiar o desfile cívico, que contou com a participação de 33 entidades. O tema deste ano foi desenvolvimento sustentável, abordado sob diferentes perspectivas por cada entidade. Além das organizações não governamentais e das escolas municipais, estaduais e particulares, três fanfarras e uma banda participaram do desfile.

Em Penha, a  Fanfarra Municipal (Famupe) ditou o ritmo das mais de duas horas do desfile cívico na manhã desta terça-feira, 7. Cinquenta agremiações marcharam pela principal Avenida de Penha, que reuniu um público estimado de três mil pessoas, apresentando suas atividades à comunidade penhense. “Sem dúvidas foi um belo espetáculo de patriotismo”, definiu o prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes, logo após o desfile. Foram dele as palavras de abertura da marcha, que culminaram com os passos dos integrantes da Casa da Amizade. A Famupe veio logo atrás e não parou mais. Suas marchas recepcionaram todos os grupos que passaram pelo palco principal, onde estavam as autoridades.
Além da Famupe, a Fanfarra da Escola de Educação Básica Professora Edith Prates Gonçalves mostrou seu talento e sincronização dos instrumentos. “Intensificamos os ensaios da Famupe e repassamos o cronograma do desfile diversas vezes”, frisa o secretário, Misael Cordeiro. O dia 7 de setembro é o Dia da Pátria, a principal data do calendário cívico brasileiro e na qual se comemora a independência do Brasil de Portugal, proclamada por Dom Pedro I em 1822. Este ano a independência comemora 188 anos.

Já em Barra Velha um show de civismo na Avenida Santa Catarina lotada de moradores e turistas que aproveitaram o feriadão na cidade de Barra Velha. Assim foi o desfile de 7 de setembro, que teve seu ponto principal no palanque das autoridades, em frente à rua de acesso ao Morro do Cristo, com a presença do prefeito Samir Mattar, do presidente da Câmara de Vereadores, Jair Irineu Bernardo e também dos demais parlamentares e membros do governo municipal, além de ex-prefeitos como Ademar Mazico dos Passos, José Brugnago e Valter Zimermann.
Autoridades religiosas e policiais também estiveram prestigiando o tema “Direito, Deveres e Cidadania”. Na avenida, muitos aplausos para o desempenho da Fanfarra Municipal Professora Onédia Maria de Barros, ovacionada pelo desempenho que a fez conquistar três títulos neste ano de 2010 – dois estaduais e um interestadual – em campeonatos de bandas em Santa Catarina e no Paraná.
Também na avenida, a rainha Jaqueline Rodrigues Lima e as princesas Danielly Rodrigues e Sara Caroline Costa, da 14ª Festa Nacional do Pirão, os mascotes gigantes do evento, os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o voluntariado da Associação de Assistência ao Portador e Ex-portador de Câncer (AAPEC), que fizeram um alerta sobre os direitos de quem passa pela experiência do câncer.
O desfile cívico ainda contou com a representação dos alunos do curso de bombeiros mirins do Corpo de Bombeiros Militares e uma homenagem ao cabo Luis Mello, o Polaco, que integra o Exército brasileiro e representa Barra Velha na Missão de Paz da ONU no Haiti.
A expectativa da Prefeitura, organizadora do desfile, é que entre alunos e espectadores, quatro mil pessoas tenham acompanhado a apresentação cívica, encerrado pelos integrantes do CTG Esteio da Tradição, bombeiros voluntários e militares, além dos agricultores e produtores rurais e os destaques da 1ª Feira da Integração Rural.
Ao final, a Fanfarra Professora Onédia, da Secretaria de Educação e Desporto local, repetiu sucessos do repertório clássico e popular para os visitantes e moradores.
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você