25 C
Piçarras
terça-feira 23 de abril de 2024


Prefeitura de Penha quer dragar o Rio Iriri

Ouça a Matéria

Na última semana, a equipe administrativa se reuniu com a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para solicitar apoio nos tramites de licenças ambientais para a realização de duas benfeitorias no Rio Iriri. A Prefeitura quer dragar o canal e construir um novo molhe na margem direita do rio, evitando o acúmulo de areia no rio.
O encontro foi intermediado pelo prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes, e o secretário de Agricultura e Pesca, Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão. Eles conversaram diretamente com o presidente da Fatma, Murilo Flores, e revelaram as condições ambientais do Rio Iriri. “O canal está praticamente inavegável e fomos mostrar essa realidade para a Fatma”, salientou Evandro.
O município também trabalha na captação de recursos para viabilizar a obra. Atualmente, o Governo já possui a promessa da Defesa Civil do Estado de liberar R$ 60 mil para dragar o rio. “Estamos contando com o apoio da Defesa Civil e vamos buscar outros incentivos financeiros para revitalizar o Rio Iriri. É uma antiga reivindicação dos pescadores e que estamos empenhados em atender”, comentou o prefeito.
Na ocasião da reunião, a comitiva de Penha entregou um abaixo assinado encabeçado pelo pescador local, Antônio Neri Flores. No documento, composto por mais de 200 assinaturas, os pescadores do Rio Iriri solicitam uma solução urgente para o local. “Eles já estão cansados dessa situação. Dia após dia, colhem prejuízos com o encalhe dos barcos e as dificuldades para sair do rio aumentam”, definiu Evandro.
Em certos trechos do rio é possível atravessar a pé. Os pescadores precisam aguardar as oscilações da maré para se lançarem ao alto mar. A dragagem de todo o Rio vai melhorar consideravelmente a navegabilidade e a construção do molhe direito evitar um novo assoreamento. “A construção do molhe é de suma importância. O trabalho da maré, sem o molhe, facilita o acumulo de areia no Rio”, finalizou Ferrão.
 

Foto por: Felipe Bieging |agosto, 2007 | JC

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você