23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Projeto orienta população a ações de conservação

Ouça a Matéria

A equipe da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Balneário Piçarras apresentou na noite de terça-feira, 30, – na Câmara de Vereadores – o projeto técnico social de revitalização do Rio Piçarras. A apresentação também aconteceu na Escola Monteiro Lobato, dia 2. As apresentações são direcionadas à conscientizar a comunidade local sobre a importância de evitar ações que possam afetar a qualidade da água dos rios, mangue e provocar um novo assoreamento. Outras três palestras acontecem esta semana.
“Por enquanto as apresentações se restringem a conscientizar a população, especialmente os que foram atingidos com as cheias, a não poluir os rios e evitar ações que possam fazer com fomentar o assoreamento dos leitos”, explica a responsável técnica do projeto, Clara Cecília Welber Araújo. O projeto foi desenvolvido justamente em função das obras de macro drenagem sustentável do Rio Piçarras e Furado, que estão sendo realizadas no município.
Segundo Clara, o projeto social foi idealizado exatamente para que estas mesmas obras não sejam necessárias futuramente, ou mais rapidamente. “Eles estão desassoreamento os rios e esse trabalho (técnico social) é justamente para que esse problema não ocorra mais”, frisa. Durante as palestras, pequenas dicas são dadas à população, tais como evitar o derramamento de óleo de cozinha no esgoto, instalar corretamente as fossas sépticas e evitar o desmatamento das matas ciliares.
As três últimas palestras acontecem no dia 7, (às 19h no bairro Itacolomi, Igreja Católica), dia 8 (às 19h no bairro Nossa Senhora da Paz, Associação Caminhar Juntos) e no dia 10 (às 14h no Centro, Associação de Aposentados e Pensionistas). As palestras são abertas a toda comunidade. Além destas, outros três encontros, ainda sem data, estão previstos e marcam o encerramento de um ciclo e o início de um novo trabalho. “No ano que vem faremos um mapeamento socioambiental das localidades mais atingidas para traçar a situação e elaborar propostas de melhoria”, finaliza Clara.
 

Foto por: Felipe Bieging

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você