18.1 C
Piçarras
segunda-feira 27 de maio de 2024


APAB consegue classificação para Festival de Dança

Ouça a Matéria

Com a coreografia Lheta (Verão, em russo), a Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff (APAB) fará sua décima participação no Festival de Dança de Joinville. O resultado da seleção dos grupos participantes do maior festival do Brasil saiu na tarde desta quinta-feira, 19, e foi bastante celebrado pelas dançarias, que agora intensificam os ensaios.
“Cada ano é um ano. Sempre é preciso criar uma coreografia novas e convencer os jurados de que nossa coreografia vai encantar”, afirma a presidente da APAB, Elenita Maciel Lazzarin, respondendo sobre com que o grupo lida com o otimismo e a angústia de uma seleção. O grupo local concorre na Mostra Competitiva, em Danças Populares, Conjunto Avançado.
Na mesma categoria da APAB, outros quatro grupos de Santa Catarina foram selecionados: Grupo Artístico Charruas (Balneário Camboriú), Grupo de Dança Laços de Tradição (Corupá), Grupo Folclorico Tropeiros do Litoral (Itapema) e Acquadança (Piratuba). “Mas a lista final de participantes inclui grupos de todo o Brasil”, frisa Elenita, revelando a dificuldade do Festival.
Sempre com o pensamento de repetir o título inédito de 2009, a APAB vai incrementar o ritmo de treinos. “Daqui até o Festival, vamos reforçar os treinos para que toda a coreografia seja desempenhada com perfeição”, frisa Elenita. Além do título em 2009, as dançarinas também conquistaram dois terceiros lugares (2005 e 2006) e um segundo lugar (2007).
A coreografia de Lheta foi idealizada por Angelina e o figurino pela estilista Kátia Tomacelli. O 29ª Festival de Dança de Joinville acontece de 20 a 30 de julho. Depois de convencer os jurados com uma coreografia que envolve movimentos de mãos e cabeça em uma sincronia de passos que unem todas as 16 dançarinas, o próximo passo é no palco de Joinville. “Queremos fazer bonito e trazer um grande prêmio para Balneário Piçarras”, finaliza.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você