18.1 C
Piçarras
segunda-feira 27 de maio de 2024


Barra Velha faz lançamento da Festa do Divino

Ouça a Matéria

A organização da Festa do Divino Espírito Santo de Barra Velha promoveu no dia 08 de janeiro uma celebração religiosa diferenciada para veranistas e turistas que ainda não conheciam a tradição católica de base luso-açoriana. De forma antecipada e pela primeira vez foi feito um pré-lançamento da Festa do Divino 2011 com a “Missa de Entrada das Bandeiras”. A celebração litúrgica esteve sob o comando do pároco Miroslaw Michalczvski na Igreja Matriz do centro da cidade.
De acordo com o presidente da Irmandade do Divino Espírito Santo de Barra Velha, Pedro Jeremias Borba, o Pia, o evento foi uma forma não apenas de reforçar a fé dos devotos no Divino, mas também de dar uma prévia da celebração à comunidade católica que visita Barra Velha neste início de ano. A entrada das coloridas Bandeiras do Divino foi feita pelo casal de imperadores de 2011, Jaime Gardini Borba e Maria Nilce Borba, juntamente com os foliões e tocadores do Divino.
Já a Festa em si acontecerá na cidade de 11 a 13 de junho, crescendo a cada ano através de maior divulgação a valorização cultural. O evento religioso-pagão movimenta a comunidade dos devotos através de um almoço conjunto com caldo de peixe, gastronomia típica de Barra Velha, sob a coordenação da comunidade católica Imaculada Conceição, da Vila Nova.

Tradição centenária
A Festa do Divino Espírito Santo em Barra Velha é uma tradição centenária. Há 82 anos, está sob o comando das tradicionais famílias Moura e Borba, mas segundo Pia, a estimativa é que ela tenha pelo menos 150 anos de existência. “A partir de 1918, os Moura começaram a escrever registros da festa”, comenta Pia. “Mas antes disso, não temos registros, só sabemos que ela é muito antiga”.
Toda a listagem dos casais de imperadores dos últimos anos foi levantada pelo historiador Juliano Bernardes, cuja família é ligada com os Borba e tem também forte ligação com a festa. Segundo Juliano, ao longo dos últimos 80 anos há ainda participação dos Aguiar, Oliveira, Bittencourt, Brenneisen, Zimmermann, Pires, Borges, Cunha, entre outros. “A festa é uma instituição de Barra Velha”, comenta Bernardes.
Em 2009, no ano passado e também neste 2011, a Prefeitura de Barra Velha colaborou com o marketing da festa. Em 2009, a Fundação Municipal de Turismo elaborou um livreto colorido histórico sobre o evento, com a listagem de todos os imperadores e fotos antigas da celebração. E desde o ano passado, imagens da Festa do Divino ilustram os carnês do IPTU. Somente neste ano, são 32 mil carnês divulgando e convidando para a festa. A foto escolhida para 2011 é a do casal de imperadores do ano passado, Mario e Lourdes Bernardes, juntamente com os foliões.
 

Foto por: Ana Paula Tavares

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você