21 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Carro do Google Street View captura imagens de Penha

Ouça a Matéria

Esta semana o carro do Google Street View foi visto circulando pelas ruas de Penha. O veículo, do modelo Chevrolet Captiva, passeou por praticamente todas as ruas da cidade captando imagens que, em breve, estarão disponíveis nos recursos Google Maps, Google Earth e Google Street. A jovem, Mariana Reinhardt, fez o registro fotográfico do veículo, que estava estacionado na localidade de Praia Alegre.
De acordo com a assessoria de imprensa do Google Brasil, o processo de captura de imagens leva geralmente entre uma e duas semanas. Em caso de imagens fora do padrão de qualidade, o tempo pode ser ainda maior, já que o carro retorna à cidade para refazer as imagens. Após a coleta, todo o material passará por tratamento antes de serem divulgadas no site.
Google Street View é um recurso que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários (utilizadores) vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão /solo. De acordo com o Google, é necessário saber com exatidão onde cada imagem foi captada, para que se possa ver no lugar certo quando estiver no Street View.
Para isso, há uma combinação de sinais de diversos sensores no carro, incluindo um dispositivo de GPS (sistema de posicionamento global), e monitores que medem velocidade e direção para captação das imagens. O dispositivo GPS mostra a localização exata do carro quase sempre, mas às vezes fatores como prédios altos no centro da cidade bloqueiam o sinal e os dados dos outros sensores ajudam a preencher essas lacunas.
Ao fotografar para o Street View, não pode haver lacunas nas imagens, por isso há câmeras adjacentes no carro que tiram fotos sobrepostas. Para remover a sobreposição e criar uma imagem contínua em 360 graus, as imagens são “costuradas”.
 

Foto por: Mariana Reinhardt

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você