23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


CELE lança pedra fundamental de nova sede

Ouça a Matéria

Neste domingo, 6, será lançada a pedra fundamental da nova sede do Centro Espírita Luz do Evangelho (CELE) em terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras no final do ano passado. A solenidade de lançamento acontecerá às 10h, no terreno do centro, na rua João Holz, atrás do Posto de Saúde Central.
Com 60 anos de existência, nos últimos 20 anos o CELE está localizado na Rua João de Deus Carvalho, no bairro Santo Antônio, em uma pequena casa construída com esforço e luta por Dona Alcina Figueredo, uma das fundadora do centro, suas filhas e alguns amigos. Desde então, a sede passou por várias reformas e ampliações, para atender à crescente demanda de pessoas que buscam auxílio.
Atualmente, a Instituição atende mais de 4 mil pessoas por mês, num trabalho totalmente gratuito, levando serenidade e cura em meio a tantos sofrimentos que a humanidade vem enfrentando. Segundo os colaboradores, a estrutura física ficou pequena’diante da “grande missão de caridade colocada em prática pelos quase 200 médiuns da casa, liderados pela presidente do Centro Espírita Luz do Evangelho, Maria Ignez Figueredo, e pelo mentor espiritual Dr. Francisco Fajardo”.
Nos útlimos anos, tornou-se rotina deparar-se com enormes filas de carros nas manhãs de sábado estacionados em todos os cantos possíveis da Rua João de Deus Carvalho, além de ver a pequena casa abarrotada de pessoas em busca de um fio de esperança para suas vidas.
Para poder receber todas essas pessoas e também ampliar os trabalhos no Centro Espírita Luz do Evangelho, carinhosamente conhecido pelos mais antigos como o “Centrinho da Dona Alcina”, buscou-se um novo local para abrigar a sede. Assim, a Câmara de Vereadores aprovou no ano passado a lei nº 132, onde a Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras cedeu por comadto um terreno à entidade, pelos próximos 20 anos.

Gincana busca angariar
recursos para nova sede
Por ser uma entidade filantrópica, o Centro Espírita Luz do Evangelho não tem recursos próprios para a construção da nova sede. Por isso, os trabalhadores da casa organizaram uma gincana que começará no mesmo dia.
São seis equipes formadas pelos “médiuns trabalhadores” do centro, agrupados de acordo com as cidades em que residem: Piçarras, Gaspar, Blumenau, Itajaí, Navegantes e Joinville. O objetivo será arrecadar material de construção e recursos financeiros para o início da construção da nova sede, bem como para a manutenção das internações no Hospital Escola Dr. Francisco Fajardo, na chamada Terra do Sol, em Gaspar, que legalmente configura como extensão do CELE.
Além das provas de arrecadação, as equipes cumprirão provas culturais e esportivas, referenciando a doutrina espírita e a Ciência do Pensar (conteúdo apresentado pelo Espírito Affazur, Mentor Espiritual da casa, e com método educacional desenvolvido pela professora Maria Ignez Figueredo). Os eventos da gincana também envolverão as comunidades de Balneário Piçarras e de Gaspar, em comemoração aos 60 anos do CELE e aos 10 anos da Terra do Sol.
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você