25 C
Piçarras
terça-feira 16 de abril de 2024


Comarca encerra campanha de incentivo a adoção

Ouça a Matéria

O Tribunal de Justiça, Comarca de Balneário Piçarras, encerrou nesta quarta-feira, 25 – Dia Nacional da Adoção – a campanha de estímulo à ‘Adoção Responsável’. Dezenas de pais que seguiram corretamente os passos de adoção participaram de uma reunião com a juíza, Joana Ribeiro Zimmer, que encabeçou o trabalho na cidade.
A ação de estímulo começou no dia 17 de março. Desde então, a juíza convocou a sociedade a propagar o fim da adoção irregular. “A nova lei de Adoção proíbe a adoção de pais não cadastrados na Justiça e que não participaram do curso preparatório”, frisou, referindo-se a Lei 12.010/2009, mais conhecida como Lei Nacional de Adoção – Lei Cléber Mattos. Joana revelou um aumento na procura pela adoção correta e enfatizou que, com isso, há uma diminuição no período de espera.
“Com o crescimento de pais interessados em adoção, hoje, em Balneário Piçarras, leva-se em média seis meses para que um processo de adoção seja concretizado”, disse a juíza. Roseni Maria Vilvert Furlani é um exemplo da adoção responsável. Apesar de ter aguardado três anos, ela diz que a espera foi recompensada. “Desde criança tinha o sonho de adotar uma criança. Hoje, me sinto uma mãe ainda mais realizada”, contou. Roseni tem outros três filhos.
Durante o encerramento, os alunos da Escola Básica Municipal Antônio José Tiago realizaram uma emocionante apresentação. Intercalando entre encenações, música e pequenos versos, os alunos passaram uma única mensagem: a de criar com o coração. O parque Beto Carrero World também participou da reunião e frisou que incentiva a ‘adoção responsável’ aos funcionários e colaboradores, além de divulgar a campanha à todos os visitantes.
Apesar do incentivo à responsabilidade, a juíza citou que recebeu três denúncias de adoção irregular. Em um dos casos a irregularidade foi confirmada, contudo, a juíza intermediou uma solução e fez com que pais ‘responsáveis’ adotassem a criança. Outros dois seguem sob investigação. “Um deles, inclusive, pode ter acorrido dentro do Marieta, logo após o parto”, afirmou.
 

Foto por: Felipe Bieging

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você