24 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Dois anos depois, casas da Ressoar serão entregues

Ouça a Matéria

Após quase dois anos desde a assinatura do convênio, as 35 casas doadas pelo Instituto Ressoar – à famílias que foram atingidas pelas cheias de 2008 em Balneário Piçarras – estão praticamente concluídas. Até esta terça-feira, 4, as residências devem estar prontas, restando apenas instalações elétricas e hidráulicas , além da rede pluvial, ações que a Prefeitura já vem desenvolvendo.
A reportagem do Jornal do Comércio esteve no local da obra na tarde de quinta-feira, 29, e conversou com os empreiteiros responsáveis pela construção. Segundo as informações colhidas, a pintura deve ser finalizada até este terça-feira. Já o acabamento final estava previsto para ser concluído até hoje, dia 1º de outubro.
Este dois setores colocam um ponto final as obras, que tiveram seu início autorizado em 25 de outubro de 2009, quando Instituto Ressoar, Companhia de Habitação do Estado (Cohab) e Prefeitura formalizaram o convênio. Para que as famílias possam ocupar o novo lar, resta apenas que a Prefeitura conclua a instalação do sistema de drenagem pluvial e esgoto.
A Casan também já trata das ligações de água e a Celesc atua na conexão final de energia elétrica. “Está tudo encaminhado. A Secretaria de Obras está concluindo sua parte e as casas devem ficar prontas logo”, disse o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Luiz Antônio Silvestre, sem precisar uma data final para os trabalhos. Contudo, a conclusão deve acontecer dentro dos próximos dias.
Antes da conclusão, realmente completa, nesta quinta-feira, 6, os empreiteiros e o Instituto Ressoar devem realizar uma cerimônia para oficializar o término das construções. A ação, ainda não confirmada, deverá acontecer com o prefeito, Umberto Luiz Teixeira (PP). “A reunião marcará o fim das obras da Ressoar”, finaliza Silvestre.
As casas possuem 36 metros quadrados e estão divididas em dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Elas foram custeadas pelo Instituto Ressoar, que doou as residências à famílias desabrigadas e já cadastradas pelo Governo Municipal.
 

Foto por: Felipe Bieging

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você