23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Festival da Canção já aceita inscrições

Ouça a Matéria

Está aberto o período de pré-seleção para participar do 7º Festival da Canção de Balneário Piçarras. Os cantores têm até o dia 10 de julho para inscrever sua interpretação no site oficial do evento (www.fecapi.com.br) e começar a torcer para que ela seja selecionada. Um júri musical irá avaliar cada uma das inscrições.
“Tendo em vista as edições passadas e a facilidade da inscrição e da seleção online, que não requerem a presença dos candidatos para acontecer, apostamos num bom número de inscritos e num alto nível técnico” acredita a chefe de cultura da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes (Setuce), Adriana de Souza. O regulamento completo está no site do Fecapi.
Há três modalidades na sétima edição do festival: Estadual (exclusiva para residentes em Santa Catarina), Municipal (para os artistas locais) e Estudantil (em que participam estudantes da rede pública ou particular de Balneário Piçarras). Não há disputa entre os candidatos de modalidades diferentes.
Os participantes podem inscrever composições próprias ou músicas já conhecidas nacionalmente. Para concorrer nas etapas municipal e estadual é necessário ter idade mínima de 16 anos até a data do evento, marcada para os dias 04, 05 e 06 de agosto. Não são permitidas músicas de artistas estrangeiros ou em outros idiomas que não o português.
As canções enviadas para o site serão avaliadas por um júri formado por profissionais da área musical e artística da região. Os dez candidatos que atingirem a maior média de pontos em cada categoria e etapa vão executar ao vivo suas canções no palco do festival. Apresentam-se no palco do evento um total de 40 candidatos nas etapas estadual e municipal.

Etapa Estudantil
Criada no ano passado, em parceria com a Secretaria da Educação, a etapa estudantil do Festival da Canção de Balneário Piçarras já está mobilizando as escolas públicas e particulares da cidade em busca das novas promessas da música local.
Até dia 26 de junho, eventos de seleção promovidos pelas próprias escolas vão selecionar até três candidatos para participar do festival. As inscrições para a etapa estudantil já começaram e precisam ser feitas diretamente com o diretor da escola em que o candidato estuda.
Este ano a premiação da etapa estudantil será um estímulo para os jovens talentos da cidade. Os três primeiros colocados recebem, além de troféu e camiseta, uma bolsa de estudos na área musical. “Eles poderão escolher entre bateria, técnica vocal, violão, guitarra, contrabaixo ou teclado. Acreditamos que nesta etapa o importante é apostar no talento desses jovens e na sua profissionalização” revela a secretária da Setuce, Flávia Coradini.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você