14 C
Piçarras
quarta-feira 29 de maio de 2024


Ginásio de Esportes em BV é fechado para reformas

Ouça a Matéria

O Ginásio Municipal Alfredo José de Borba teve que fechar suas portas esta semana em função da falta de condições da quadra para realizar jogos de futsal e garantir a segurança das crianças que participam de atividades no local. Os jogos de futebol noturnos também ficaram suspensos. No final de semana passado, a Copa Catariense de Futsal foi disputada no local com vários intervalos forçados pelas condições precárias da quadra.
Foram necessárias mais de cinco intervenções do árbitro para parar o jogo e solicitar que os tacos do piso fossem colados a fim de evitar que as crianças pudessem se machucar durante as partidas. De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Esportes, Conceição Freitas, os organizadores do evento decidiram promover os jogos em Barra Velha porque consideraram que a quadra estava em condições. “Esta semana decidimos fechar o ginásio para reformas. A quadra será pintada e haverá melhorias”, explicou a presidente.
Durante dois dias de trabalho os professores da Fundação trocaram por volta de 500 tacos de madeira podre e ainda existem mais tacos que continuam saindo. Alguns esportistas e docentes afirmaram que a quadra mereceria ser trocada na sua totalidade. Já a Fundação considera que com a reforma o local ficará em condições para receber vários campeonatos. “Antes da reforma do Ginásio a quadra ficou várias vezes alagada. Diante da falta de escoamento a madeira acabou apodrecendo por baixo, mas durante a nossa gestão colocamos um sistema de escoamento para que isso não acontecesse mais. Com estas modificações os consertos que serão feitos permitirão realizar as atividades normalmente”, explicou a Fundação.
O JC percorreu as instalações e constatou que várias das grades de proteção do beiral da arquibancada que dão para o vazio estão abertas e não oferecem segurança para as crianças. Também foi possível conferir a falta de limpeza do local, com papéis, latas de refrigerante e cerveja. O responsável pela cantina é o encarregado da limpeza da quadra e do ginásio, porém não estava no momento da entrevista.
Em relação às condições da grade, Conceição explicou que na última visita de escolares às instalações as grades teriam aparecido com os parafusos arrancados do muro, além de pichações em vários lugares do ginásio. “Vamos a conversar com os professores e diretores para rever esta situação e evitar que aconteça de novo”, encerrou Conceição.
O Ginásio possui rampa de acesso aos banheiros, porém não está adequado internamente para portadores de deficiências físicas. Já algumas passagens possuem degraus, mas não há facilidade para o trânsito de cadeirantes.
 

Foto por: Ezequiel Diaz Savino

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você